GeraisManchete

Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aos 93 anos

Faleceu na madrugada deste domingo (20), em São Paulo, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, aos 93 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da CBF. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Marin presidiu a CBF entre 2012 e 2015, em um dos períodos mais conturbados da entidade. Ex-político, ele também foi vice-governador de São Paulo de 1979 a 1982 e governador entre 1982 e 1983, quando ainda não havia eleições diretas no país.

A carreira do ex-dirigente no futebol ficou marcada por escândalos. Em maio de 2015, ele foi preso na Suíça durante uma operação que envolveu outros dirigentes da Fifa, acusado de envolvimento em um esquema internacional de corrupção no futebol.

Após cinco meses detido, Marin foi extraditado para os Estados Unidos, onde pagou fiança de US$ 15 milhões e ficou em prisão domiciliar em Nova Iorque. Em 2017, foi condenado a quatro anos de prisão por lavagem de dinheiro, fraude bancária e participação em organização criminosa. Em 2019, foi banido do futebol pela Fifa pelo restante da vida. Ele retornou ao Brasil em 2020, após cumprir pena.

Marin também protagonizou uma cena polêmica na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012, ao colocar no bolso uma medalha durante a cerimônia de premiação. O gesto repercutiu negativamente, pois um dos jogadores do Corinthians, campeão da edição, ficou temporariamente sem o prêmio.

Fonte: Agência Brasil – EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *