“Empreendedorismo e Inclusão Social” são debatidos durante realização de projetos da Sedap-PB em Araruna
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) realizou mais uma edição do “Encontro de Mulheres do Agro” durante a 2ª Expo Serra de Araruna, promovida pela Prefeitura de Araruna com apoio do Governo da Paraíba. O evento, que acontece até este domingo (13), teve como destaque na sexta-feira (11) o tema “Empreendedorismo e Inclusão Social”, além da apresentação do projeto “Mulher do Agro Antes da Porteira”, com a participação da mestra em macramê Julieta Estevão.
O encontro contou com a presença da assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, da produtora rural Rosa Amélia do Nascimento, da empreendedora Ana Amélia Câmara e da artesã Julieta de Lourdes Estevão. A programação também incluiu uma apresentação cultural do artista Sócrates, o “caricantor”.
Para o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, o evento fortalece a presença feminina no setor agropecuário: “É um espaço importante para se debater temas relevantes para as mulheres e para toda a sociedade, dentro do ambiente do agro. É um momento inclusivo de valorização e reconhecimento do protagonismo feminino, trazendo crescimento para todos.”
Márcia Dornelles destacou a importância da presença masculina no evento: “Um diferencial importante foi a presença de homens. O diálogo sobre os desafios e conquistas das mulheres precisa, em muitos momentos, incluir os homens para que se possa avançar efetivamente na busca por igualdade.”
Protagonismo no macramê
Julieta de Lourdes Estevão, personagem do projeto “Mulher do Agro Antes da Porteira”, foi homenageada por sua trajetória como referência regional na arte do macramê. Natural de Sapé, Julieta chegou a Araruna ainda jovem, em um contexto social dominado por estruturas patriarcais. Com apoio da família, iniciou um trabalho de valorização das mulheres da região, promovendo capacitação em diversas áreas, incluindo o artesanato.
Julieta foi uma das responsáveis pela criação de uma associação de artesãs e destacou o macramê como identidade artesanal de Araruna. Após participações no Salão do Artesanato da Paraíba, percebeu que essa técnica era o elo entre a tradição indígena local e a produção artística regional. Em sua Casa de Economia Solidária, ela capacita atualmente cerca de 18 mulheres, e ao longo dos anos já impactou mais de 500.
“A gente vai construindo com as mãos, assim como a luta da vida. É um crescimento coletivo. Quando outras mulheres crescem, a gente cresce também”, afirma a mestra Julieta, que hoje, aos 68 anos, segue atuando com disposição e coragem.
Encerramento da 2ª Expo Serra de Araruna
A programação da Expo encerra neste domingo com uma cavalgada e show do forrozeiro Vitor Sanfoneiro. O prefeito de Araruna, Availdo Azevedo, destacou o sucesso do evento: “Tudo foi feito com muito trabalho e dedicação. Araruna sabe fazer, e sabe fazer bem.”
O secretário executivo de Agricultura de Araruna, Múcio Macedo, também celebrou a realização: “Uma grande estrutura foi montada para a Expo Serra, que é um sucesso sob todos os aspectos.”
A 2ª Expo Serra de Araruna conta com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB e do Empreender-PB, e parceria com instituições como Sebrae-PB, Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco) e o Ministério da Agricultura e Pecuária.