Últimas notícias

Prefeitura de JP planeja volta às aulas 100% presenciais ainda em março

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), iniciou nesta sexta-feira (18) uma rodada de reuniões com os gestores escolares no Departamento de Escola de Formação/Cecapro, na Avenida Beira Rio, das 8h às 12 e das 13h às 17h, para refletir e discutir encaminhamentos sobre questões pedagógicas-administrativas inerentes aos processos de retorno às aulas presenciais. A reunião também vai acontecer nesta segunda-feira (21) no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O objetivo da reunião, além de falar do retorno das aulas 100% presenciais ainda neste mês de março, também é discutir a implantação do Continuum Curricular e as estratégias para a recomposição de aprendizagens.

A decisão tomada se deve ao fato do avanço na vacinação e diminuição da transmissão da Covid-19, ao impacto da pandemia na escolarização e aprendizagem do alunado, além da flexibilização dos decretos mais recentes.

“Tudo que nós fazemos, tudo que decidimos, é dialogado com todos que fazem a educação de João Pessoa. Por isso estamos aqui reunidos com os diretores e diretoras das unidades de ensino porque, além de passarmos o que está sendo planejado, também vamos poder ouvi-los e assim sanarmos todas as dúvidas que possam surgir”, explicou a secretária América Castro.

Nas unidades, os protocolos sanitários foram reforçados, os horários das aulas elaborados, está sendo feita uma reorganização dos espaços e materiais nas escolas, a merenda é gerenciada: recebimento e produção das refeições, entre outras ações.

“É uma necessidade social da comunidade. A Educação não pode mais permanecer com as escolas fechadas, a exceção para Rede Municipal de Ensino são as escolas que estão em reforma, mas no decorrer que as obras forem sendo entregues, seja parcialmente ou na sua totalidade, elas serão inseridas nesse retorno presencial. Também já estamos planejando com as 19 escolas de tempo integral como vai se dar esse processo de retomada”, disse diretora da Degef, professora Drª Clévia Carvalho.

Também será feita a implantação do uso do aplicativo ‘EducaSim de Gestão Escolar’ que é uma plataforma que vai gerir todos os serviços de forma digital das escolas como o reconhecimento facial dos alunos, controle acadêmico diário, recursos humanos, matrículas, entre outros módulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *