Público elogia segurança, atrações e estrutura do Festival Forró Verão na segunda noite de evento
Além dos shows de Solange Almeida, Waldonys, Cavalo de Pau e Banda Cascavel, a segunda noite do Festival Forró Verão, realizado pela Prefeitura de João Pessoa na Praia de Tambaú, teve como grande destaque a segurança. No terceiro ano consecutivo do Festival, o público aprecia o melhor do forró nordestino todos os sábados do mês de janeiro, com apresentações sempre a partir das 19h e com policiamento reforçado por toda extensão da Orla.
O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou estar muito feliz com o sucesso do Festival em todos os sentidos. “É uma satisfação minha, do prefeito Cícero, Marcus Alves aqui representando a Funjope, e de toda a nossa equipe. É um dia especial e confesso que estou muito emocionado porque o Forró Verão chegou para ficar no calendário da Paraíba, de João Pessoa e do mundo. A população abraçou o Forró Verão e eu só tenho a agradecer. É um evento para a família e eu fico muito feliz porque está estourado e sendo comentado nos quatro cantos da Paraíba e do mundo. O primeiro forró do ano é em João Pessoa, na capital de todos os paraibanos”, ressaltou.
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, também comemorou o sucesso do evento. “Esta é a segunda noite no terceiro ano do Festival Forró Verão e nós conseguimos ofertar, mais uma vez, à cidade de João Pessoa um grandioso festival. Isso nos deixa muito contentes. Nós temos a certeza de uma política de cultura que está dando certo. Realizamos uma festa com toda uma infraestrutura de acolhimento ao cidadão, porque tem segurança, esquema de saúde e mobilidade urbana”, disse.
Ele lembrou que, a partir do estímulo do prefeito Cícero Lucena, o Festival Forró Verão trouxe, este ano, a novidade da Cidade do Forró. “E está sendo uma alegria, visitação lotada todas as noites e até o dia 31 vamos ter essa alegria aqui do povo de João Pessoa, dançar forró na praia do Cabo Branco ao som de grandes nomes do nosso forró paraibano e nordestino”, destacou.
Artistas – A Banda Cascavel, que comemora 23 anos de história, abriu a segunda noite do Forró Verão cantando para o público canções como Fala pra mim, Como cristal, Esse meu coração, Eu sem você e Mil tentativas. A vocalista Deborah Laís afirmou que é só gratidão. “Estou feliz demais por participar desse evento grandioso mais uma vez. É o terceiro ano consecutivo que estamos aqui fazendo forró e recordando muitos sucessos. É muito gratificante”.
Isaías Lima, também vocalista, aproveitou para agradecer pela oportunidade de participar do Festival. “Parabenizamos a Prefeitura de João Pessoa pela iniciativa desse evento que está reunindo tanta gente, ao prefeito Cícero Lucena, ao vice-prefeito Leo Bezerra, enfim, todos que estão engajados nesse projeto Forró Verão que, com certeza, veio para ficar. É um prazer imenso tocar aqui na Paraíba nesse evento maravilhoso. A Paraíba sempre nos acolhe de maneira muito agradável”, frisou.
O cantor Waldonys se apresentou em seguida e falou de sua alegria em integrar o evento. “Eu sou um artista muito realizado por ter estado em outras edições do Forró Verão e desta vez, de novo aqui, abraçando o povo que sempre me recebe tão bem. É muito bom estar em João Pessoa. Eu sou muito grato, bem recebido e acolhido pelo público paraibano. Fico muito feliz quando tomo conhecimento de shows nas cidades da Paraíba, mas, sem desmerecer as outras, eu tenho um carinho muito grande por João Pessoa”, destacou. Em sua apresentação, além de sucessos que fazem parte da sua trajetória artística, o artista apresentou novidades.
O sanfoneiro Antônio Marques também falou de sua satisfação em participar do evento. “É uma emoção muito grande tocar no Forró Verão, com um monte de gente. Eu fico muito alegre e o que dá a energia do show é isso, o povão. O povo de João Pessoa e de Cabedelo me dá valor e eu fico muito feliz por isso”, disse.
A cantora Solange Almeida foi a terceira atração da noite e o público cantou junto com a artista. “Estou muito feliz de estar aqui. Tenho uma relação pessoal, além de artística, com João Pessoa e com a Paraíba como um todo, mas em João Pessoa eu tenho afilhados, comadre, amigos, um número gigantesco de fãs. Então, estar aqui como forrozeira, fazendo o Forró Verão nessa terra maravilhosa é de uma honra e de um privilégio sem tamanho para mim. Eu vim pronta para entregar o meu melhor”, afirmou.
Fechando a segunda noite do evento, a Banda Cavalo de Pau também cantou grandes sucessos e forró das antigas, com referências em outras bandas como Mastruz com Leite. “Estar hoje aqui é muito gratificante. A gente só tem a agradecer”, sintetizou o vocalista Alex Santos. “É uma maravilha estar aqui de volta. O forró Cavalo de Pau participou das três edições do Festival e é sinal de que a gente agrada, graças a Deus. Muito obrigado a João Pessoa e ao prefeito por esse momento, por esse convite, por sempre lembrar do forró Cavalo de Pau”, acrescentou. Nos intervalos dos shows, o público foi animado pelo DJ Cris L.
Público – Um dos destaques do Festival Forró Verão na opinião do público é a segurança. A doméstica Maria Aparecida de Queiroz Ferreira fez questão de elogiar o trabalho. “Acho que é um evento importante para quem não tem condições de pagar para ver, inclusive muitos cantores de renome. É muito bom também porque tem bastante segurança e as pessoas podem curtir com tranquilidade”, afirmou.
O enfermeiro Aysso Ariel Vasques disse que o Festival traz cultura e inovação para a cidade, além de facilitar o acesso do público. “Mas, com certeza, a segurança está em primeiro lugar. Percebo que não só Polícia Militar, como também a Guarda Municipal estão com um quantitativo de tropa bastante grande para garantir a segurança de todos. Isso é importante”.
“Achei maravilhoso o Festival porque Nordeste respira forró. As bandas foram escolhidas a dedo e mostram ao turista que vem à cidade o que a gente tem de bom. Outro ponto que observei é a segurança. Isso é muito valioso no meio dos shows, dá para circular com tranquilidade”, disse a engenheira Mariana Lívia de Melo.
Para o barman Michael Douglas Trajano, o desenvolvimento cultural associado ao turismo melhorou muito a partir do Forró Verão. “Esse festival está cada vez melhor e surpreendendo a gente com atrações como Solange Almeida e Waldonys, e também com a segurança que está de parabéns”, pontuou.
Trabalho integrado – A terceira edição do Festival Forró Verão conta com o trabalho conjunto de órgãos da gestão municipal em parceria com órgãos estaduais que também vão atuar durante as gravações dos
DVDs.
Com mais de 300 homens, a Polícia Militar atua com várias modalidades de policiamento: a pé, bicicleta, quadriciclo, cavalaria, mais de 20 viaturas em locais estratégicos. “Tudo isso para garantir o fluxo dos turistas do Brasil e de outros países e manter a tranquilidade. Não registramos nenhum delito”, disse o capitão Jaelson Ramalho, responsável pelo policiamento da noite.
Vitor Freire Almeida, comandante da Guarda Civil Metropolitana, ressaltou que a Prefeitura se preparou para garantir a segurança de quem prestigia o evento. “Trouxemos o ônibus com o sistema de Smart City, em que todas as câmeras estão com reconhecimento facial. Quem vem e deve à Justiça vai ser encontrado; quem vem e não entender que o evento é familiar e de diversão, causando algum desconforto ou ilegalidade, vai ser reconhecido e será conduzido para a Justiça. Com toda certeza, está sendo um evento muito bem estruturado e com muita segurança. Nenhuma ocorrência até agora”, garantiu.
Gilmore Lins, coordenador administrativo do Samu, também destacou que não houve nenhum atendimento relacionado à violência. Além da Funjope, atuam as Secretarias de Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS); Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Mobilidade Urbana (Semob) e Turismo (Setur). O Festival tem também o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Patrocinadores – O Festival Forró Verão tem o patrocínio da Uninassau, Ubaldo Seguros, Loterias Caixa, Governo Federal e Vaidebet, além do apoio da Medow Entretenimento e Cultura. Confira a programação completa no link https://www.joaopessoa.pb.gov.
Foto: Daniel Silva

