domingo, dezembro 7, 2025
Gerais

Prefeitura de João Pessoa, Ministério das Cidades e Caixa discutem projeto para início das obras de revitalização no Porto do Capim

 Representantes da Prefeitura de João Pessoa, do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal avançam, nesta terça-feira (18), nas tratativas para a revitalização do Porto do Capim, na área do Centro Histórico da Capital. Uma comitiva dos três órgãos realiza visita técnica ao canteiro de obras do Residencial Rio Sanhauá, no Varadouro, empreendimento que vai abrigar 108 famílias que hoje vivem em área ribeirinha.

O projeto tem investimento previsto de R$ 107 milhões e integra o programa Periferia Viva, do Governo Federal. A iniciativa pretende requalificar a região, beneficiando mais de 500 moradores, além de fortalecer as atividades econômicas e comerciais do bairro.

Financiamento e cronograma das obras

Na segunda-feira (17), o tema esteve em pauta em uma reunião na sede da Secretaria de Habitação Social (Semhab), coordenada pela secretária Socorro Gadelha, com a participação do diretor do programa Periferia Viva, Flávio Tavares, e de representantes da Caixa.

Socorro Gadelha informou que a previsão é de que, até o primeiro trimestre de 2026, seja publicado o edital de licitação para contratação das empresas responsáveis pela execução das obras. Paralelamente, a Prefeitura já presta assistência à comunidade com ações sociais e com a construção do Residencial Rio Sanhauá, que segue em andamento.

“É um investimento muito alto que vai revitalizar o Centro Histórico da Capital sem relocar as famílias que vivem no bairro há muitos anos”, ressaltou a secretária.

O que está previsto no projeto do Porto do Capim

O projeto de revitalização do Porto do Capim inclui:

  • Obras de infraestrutura, como saneamento básico;

  • Pavimentação de ruas;

  • Construção de ancoradouro para acesso ao Rio Sanhauá;

  • Recuperação de moradias;

  • Construção do Residencial Rio Sanhauá;

  • Restauração de prédios históricos;

  • Iluminação pública reforçada na área.

Periferia Viva e Minha Casa Minha Vida

O diretor do programa Periferia Viva, Flávio Tavares, avaliou a reunião como positiva e projetou que, no primeiro semestre de 2026, o projeto já esteja em plena execução. Ele destacou que a parte vinculada ao Minha Casa Minha Vida, que contempla a construção do residencial, já está em andamento, com atuação de uma Base Territorial junto aos moradores.

Segundo ele, a Prefeitura de João Pessoa já apresentou os projetos físicos e toda a documentação necessária, o que deve acelerar o início das obras estruturantes no Porto do Capim.

Caixa prevê início das obras e impacto para a região

O gerente de filial da Gerência Executiva da Caixa em João Pessoa, Ronilson Dias, afirmou que o encontro foi fundamental para alinhar os próximos passos e possibilitar o início das obras no começo do próximo ano. Ele destacou que o projeto vem recebendo atenção especial do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e do programa Periferia Viva, e da Prefeitura de João Pessoa, através da Semhab, o que deve garantir mais rapidez na chegada dos benefícios à comunidade.

Já o secretário executivo da Semhab, Beto Pirulito, lembrou que a intervenção no Porto do Capim deve promover uma transformação profunda na região, com melhora na qualidade de vida dos moradores, melhores condições para os comerciantes locais e fortalecimento do turismo com a revitalização do Centro Histórico.

“A reunião com os representantes do Ministério das Cidades e da Caixa vai agilizar o andamento do processo para o início das obras, além de reafirmar o compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra em dar uma vida nova à cidade de João Pessoa”, destacou.

Fotos: assessoria

Com informações da Secom-JP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *