Manchete

Operações da PF na Paraíba combatem extração ilegal de areia em Baía da Traição e de terrorismo no ambiente digital

A Polícia Federal na Paraíba realizou, nesta quinta-feira, duas operações; A Sabulum, que visa o combate à extração ilegal de areia em terra indígena em Baía da Traição, e a Leviatã, que mira o combate ao terrorismo e aos crimes de ódio na internet.
Em relação à Operação Sabulum, a PF explica que trata-se de um dos recursos relevantes para a indústria da construção civil. Mas sua retirada ilegal constitui crime. É que, quando ocorre a extração ilegal, não há recuperação da área degradada, prejudicando o meio ambiente.

Em relação à Operação Leviatã, a primeira fase foi deflagrada em abril deste ano com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), quando foi efetuado mandado de busca e apreensão na cidade de Pocinhos. Na ocasião, foram apreendidos celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados na casa de um jovem de 19 anos.

Nesta nova fase, a polícia analisa a possível participação de outras duas pessoas em crimes conexos, em Santo André. O alvo principal foi um jovem de 18 anos que possuía ligação com o investigado paraibano na difusão de discursos racistas e de ódio. Também houve ação da PF em São José de Ribamar (MA), na mira de uma adolescente de 16 anos, igualmente identificada em
comunicações com o paraibano.

As apurações indicam a circulação de mensagens com teor de ódio e adesão a ideologias extremistas motivadas por recortes raciais e étnicos. As provas evidenciam predisposição à
prática de atos violentos e alinhamento consistente a pautas de intolerância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *