Manchete

Lula chama de arbitrária e sem fundamento proibição de ministros do STF entrarem nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “arbitrária e sem fundamento” a proibição da entrada de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) nos Estados Unidos. A medida foi anunciada pelo governo Donald Trump na noite de sexta-feira (18).

“Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos”, disse o presidente da República em seu perfil no X, antigo Twitter.

“Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, afirmou Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião do Brics, no Rio de Janeiro – Eduardo Anizelli – 7.jul.2025/Folhapress

“A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”, afirmou o petista.

Bolsonaro agora usa uma tornozeleira eletrônica para monitorar seus movimentos. Ele está proibido de sair de casa entre 19h e 7h, de se aproximar de embaixadas ou de ter contato com diplomatas estrangeiros. As medidas seriam uma forma de impedir que o político fuja do Brasil. A operação de busca e apreensão também encontrou US$ 14 mil na casa do ex-presidente. Bolsonaro disse que sempre teve dólares em casa.

O movimento de Trump relacionado às tarifas fez o governo Lula adotar um tom de defesa da soberania nacional que deixou o bolsonarismo acuado nas últimas semanas. O discurso, associado à defesa de um sistema de impostos mais progressivo, é apontado como um dos fatores responsáveis pelos indícios de reação que a popularidade do presidente brasileiro deu nas últimas pesquisas de opinião.

Folha de S. Paulo

Foto: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *