Politica

Hashtag Hugo Motta Traidor bomba nas redes sociais; veja incrível seleção de posts e memes

O nome do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) figurou entre os assuntos mais comentados do X, antigo Twitter, nesta semana, após a derrubada de projeto do governo federal sobre IOF. As hashtags “Congresso da Mamata”, “Agora é a vez do povo” e “Hugo Motta traidor” encabeçou a lista dos assuntos mais comentados no X, antigo Twitter, na tarde de quarta-feira (2), somando juntas mais de 3,8 milhões de menções, segundo dados da plataforma Trends24. O paraibano, agora, está sendo chamado de Hugo Nem Se Importa, por proteger os mais ricos e não se importar com os mais pobres.

A verdade é que o Congresso Nacional parece operar sob uma lógica própria — de luxo, reembolso, diárias excessivas, aumento do número de deputados federais —, afora a pressão contra o governo para abocanhar valores mais altos nas emendas parlamentares.

Parece que o brasileiro está reagindo à normalização das regalias do Congresso Nacional. Muitos já aceitavam — ou ainda aceitam — como inevitável que deputados e senadores tenham regalias incompatíveis com a realidade brasileira. Cortam verbas da saúde e educação, mas mantêm seus privilégios intactos. E ainda os aumentam. Prometem austeridade e entregam ostentação. Falam que o governo precisa cortar gastos, mas aumentam os seus, com a aprovação do aumento do número de deputados. Protegem os ricos dos impostos.

“O governo já deixou tudo pronto para isentar quem ganha até R$ 5 mil, mas o Congresso tá travando”, diz uma senhora em vídeo gerado por IA e compartilhado por Guga Noblat no X.

Veja algumas das postagens que fizeram sucesso na internet:

Perfis como @ThiagoResiste e @lazarorosa25 chamam Hugo Motta (Republicanos-PB) de Hugo Nem-se-Importa. “Estamos cortando gasto, sim. Menos verba para saúde, menos para educação e, claro, reforma na aposentadoria do povo”, diz personagem de IA que se apresenta como Motta. Ele aparece relaxado em uma sala, sentado em uma cadeira de couro marrom e rindo a cada frase.

A maioria das postagens buscam colocar o Congresso como instituição contra os interesses e bem-estar do povo. Os vídeos defendem a “taxação BBB”, em referência a “bilionários, bets e bancos” —grupo que formaria um poderoso lobby em parceria com o Centrão e a direita no Legislativo. As peças reivindicam justiça tributária.

Em uma das peças, a IA foi usada para simular um jantar de Hugo Motta (Republicanos-PB) e empresários da Faria Lima. “Saiu a parte 2 do jantar de Hugo Nem-se-Importa com os empresários da Faria Lima: ‘Um brinde ao Hugo, que serve à elite e ignora o povo!”

 

A imagem de um Congresso “gordo” e o povo esfomeado circula pelo X. À ela, somam-se outras que pedem o aumento dos impostos aos mais ricos e a isenção do imposto de renda.

“Agora é a vez do povo acabar com o Congresso da mamata”, diz internauta.

postura de Flávio Dino em relação às emendas parlamentares também é citada por internautas mobilizados, que elogiam o ministro.

Algumas das postagens chamam o povo para uma manifestação que acontecerá dia 10 de julho.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *