Manchete

EM BAYEUX: Polícia Civil deflagra Operação Feudo e mira facção responsável por expulsar mais de 250 famílias; secretária é um dos alvos

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 4ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (4ª DSPC), UNINTELPOL, Diretoria de Operações (DIOP) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), deflagrou, nesta terça-feira (22), a Operação Feudo. Foram expedidos 21 mandados de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa ultraviolenta. A secretária Ivoneide de Araújo, da Ação Social da Prefeitura de Bayeux, é um dos alvos da operação.

A investigação revelou um esquema estruturado de terror no qual a facção expulsou mais de 250 famílias de suas residências sob severas ameaças e uso de violência armada. Após a expulsão das vítimas, os criminosos tomavam a posse ilegal dos imóveis (esbulho possessório) e realizavam o saque ou a venda dos bens e móveis deixados nas casas.

Entre os crimes apurados estão domínio social estruturado (enquadrado na Lei Antifacção – Lei nº 15.358/2026), esbulho possessório, agiotagem com tomada ilegal de imóveis, extorsão, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro via PIX.

A operação visa desmantelar o braço financeiro e tático da organização criminosa, garantindo a restauração da ordem pública e a devolução do direito de moradia à população do município de Bayeux.

Mesmo com o cumprimento dos mandados expedidos, as investigações continuam. As equipes seguem em diligências para aprofundar as informações e analisar o material apreendido, visando à completa identificação dos envolvidos e à desarticulação do aparato criminoso investigado.

PREFEITURA EMITE NOTA

A Prefeitura de Bayeux emitiu nota comentando sobre a operação policial, em que repudia “qualquer tentativa de utilização de um fato dessa natureza com viés político, especialmente quando informações ainda estão sob apuração são utilizadas para promover julgamentos antecipados ou atingir pessoas e a própria administração municipal”.

Veja a nota:

A Prefeitura Municipal de Bayeux recebeu com serenidade as informações relacionadas à Operação Feudo e à citação da secretária Ivoneide de Araújo Silva no contexto das investigações.

A gestão municipal reafirma sua confiança nas instituições responsáveis pela apuração dos fatos e defende que todo e qualquer procedimento investigativo siga rigorosamente os princípios constitucionais, especialmente o direito à ampla defesa, ao contraditório e à presunção de inocência.

A Prefeitura também repudia qualquer tentativa de utilização de um fato dessa natureza com viés político, especialmente quando informações ainda estão sob apuração são utilizadas para promover julgamentos antecipados ou atingir pessoas e a própria administração municipal.

É público e reconhecido o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Segurança Alimentar em benefício da população mais carente de Bayeux, especialmente das pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A gestão municipal continuará acompanhando o caso com responsabilidade, respeitando o trabalho das autoridades competentes e confiando que os fatos serão devidamente esclarecidos dentro do devido processo legal”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *