Caminhos do Frio chega à “terra das flores” nesta segunda-feira
Localizado a 115 km de João Pessoa e a apenas 70 km de Campina Grande, o município de Pilões, no Brejo paraibano, possui uma população de 6.815 habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas não dá para se enganar pelo tamanho; a cidade reserva inúmeros atrativos para quem deseja conhecê-la, incluindo cachoeiras, gastronomia riquíssima, o maior rapel do estado e uma verdadeira vocação para o cultivo de flores — sendo conhecida, inclusive, como a Terra das Flores, por causa da atuação da Cooperativa de Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep), sediada na região.
Com tantas experiências a oferecer aos visitantes, desde os adeptos do turismo de aventura aos que preferem apreciar o clima ameno tomando um bom vinho, não é à toa que Pilões integra a 18a edição da Rota Cultural Caminhos do Frio. Lançado na última segunda-feira (30), no município de Areia — onde prossegue até hoje —, o circuito desembarca, amanhã, na chamada Terra das Flores, para uma agenda estendida até o dia 13 de julho.
Quem for participar do evento, durante esse período, poderá não apenas conferir a programação variada de atividades, mas também prestigiar as atrações turísticas de Pilões, além de conhecer a cultura local. Afinal, os roteiros do Caminhos do Frio para as 10 cidades paraibanas que o receberão neste ano, até setembro, foram elaborados de maneira que cada uma delas exponha seus principais atrativos, das belezas naturais às manifestações populares.
“Cada cidade prepara algo muito especial para sua semana específica. Então, a gente espera que o turismo do Brejo seja muito mais intensificado nesse período, em que as prefeituras e as secretarias de Turismo vêm planejando uma programação mais qualificada, que atraia cada vez mais turistas”, explicou o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena.
Ao lado das secretarias de Cultura (Secult) e de Turismo e Desenvolvimento Sustentável (Setde), a PBTur representa o Governo do Estado no apoio ao festival. O evento é uma iniciativa do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e também conta com a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) do estado, além das gestões municipais das 10 cidades participantes — Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova.
O que o roteiro oferece
Com encerramento previsto para o dia 7 de setembro, quando conclui sua agenda em Alagoa Nova, última cidade da rota, o Caminhos do Frio oferece diversas atividades, relacionadas a áreas como artes, cultura, culinária e meio ambiente, desde shows musicais e espetáculos cênicos até experiências gastronômicas e ecoturismo. Em sua 18a edição, o circuito intermunicipal consolidou um formato que serve de referência para outras localidades, como observou o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, presente no lançamento do projeto deste ano, em Areia.
“A gente vê que o modelo do Caminhos do Frio tem sido um exemplo para outras regiões, para cidades que têm se unido por possuírem características semelhantes e, assim, formam roteiros com atrações afins para atrair visitantes, fortalecer o turismo, gerar empregos e renda, movimentar a economia”, pontuou. “Essa é a finalidade de espaços como esse, valorizar a cultura, mostrando programações diferenciadas para aqueles que vêm visitar. Vamos prestigiar nossa terra, conhecer e aprofundar-se na sua história, porque temos muita riqueza por aqui”, enfatizou.
A semana de atividades em Pilões reúne, por exemplo, oficinas de fotografia, percussão e bordado; apresentações de quadrilhas juninas, de grupos regionais e do poeta Jessier Quirino; desfile de moda; e feira de gastronomia e artesanato. Também fazem parte do roteiro visitas a grandes atrativos turísticos locais, como o Memorial Casa de Farinha, onde é possível acompanhar a produção da farinha de mandioca e degustar vários pratos derivados da raiz; as cachoeiras de Ouricuri e da Manga, belos cenários, entre trilhas e montanhas, para os amantes de paisagens naturais; a Pedra do Cruzeiro, construção rochosa cujos 200 m de altura oferecem o maior rapel da Paraíba, além de ser um símbolo de fé para os católicos, abrigando uma capela erguida em homenagem a Nossa Senhora do Livramento; e, claro, a Cooperativa de Floricultores da Paraíba.
Fundada em 1999, por mulheres da região, e situada no Sítio Avarzeado, a Cofep produz de 200 a 400 pacotes de flores por semana — incluindo margaridas, gérberas e crisântemos, entre outras —, beneficiando cerca de 30 famílias e abastecendo não só a Paraíba, mas também estados vizinhos, como Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Confira a agenda completa de atividades do Caminhos do Frio em Pilões:
Segunda-feira (7 de julho) 19h30 — Solenidade de abertura 21h — Show musical com Laiz e Luiza
Terça-feira (8 de julho) 9h e 14h — Roda de conversa (“Os Potiguara: o que não te contaram sobre nós”) 9h e 14h — Oficina de fotografia com celular 18h — Feira de gastronomia e artesanato 19h — Culminância do concurso da oficina de fotografia 20h — Intercâmbio cultural: Grupo Flor da Idade e Cirandeiras de Alagoinha 21h — Quadrilha junina Bela Vista 22h — Show musical com Sanfona de Ouro
Quarta-feira (9 de julho) 8h e 14h — Oficinas de produção de cerâmica, de cestaria indígena e de percussão 20h — Orquestra Prima, do Governo do Estado 21h — Desfile de moda Ressignificando o Crochê 21h — Show musical com Luciano Xote
Quinta-feira (10 de julho) 8h — Oficina de bordado popular 9h — Arqueólogo Por um Dia: demonstração de escavação arqueológica 12h — Almoço com forró pé de serra 14h — Oficinas de gastronomia indígena e de bordado popular 19h — Festival de Cordel de Pilões 20h — Jessier Quirino no Festival de Cordel 21h — Grupo Cultural Xaxado 22h — Show musical com Tinho e Banda
Sexta-feira (11 de julho) 9h30 e 14h — Contação de histórias infantis 9h30 — Arqueólogo Por um Dia: demonstração de escavação arqueológica 15h — Chá da tarde cultural 18h — Feira de gastronomia e artesanato 19h30 — Quadrilha junina Karkará 21h — Show musical com Os Três do Xamego 23h — Show musical com Alcymar Monteiro
Sábado (12 de julho) A partir das 8h — Visita ao Museu de Arqueologia de Pilões; café da manhã tradicional no Memorial Casa de Farinha; visita à Cofep; visita às cachoeiras de Ouricuri e da Manga; turismo de aventura na Pedra do Cruzeiro; chá da tarde no Targino’s Sítio; e visita a fábrica de cocada 12h — Almoço com música ao vivo 20h — Show musical com Jordan e Banda 22h — Show musical com atração a confirmar 0h — Show musical com Lalo Sanfoneiro e banda
Domingo (14 de julho) 7h — Forró na Feira Livre 8h — Corrida de jipe 12h — Experiência gastronômica em restaurante.
Texto de Camila Monteiro para o Jornal A União
Foto: Teresa Duarte