Semana da Adoção: festa reúne crianças e adolescentes acolhidos e pessoas que querem adotar
Em um espaço lúdico, com muita brincadeira, guloseimas e alegria, 51 crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento de João Pessoa à espera de adoção tiveram uma tarde diferente, em uma grande festa realizada nessa terça-feira (27). O evento aconteceu na Casa de Recepção Popótamus Buffet, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, e da presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), Nalva Coutinho.
Também participaram da festa pessoas que pretendem adotar e algumas que já passaram pelo processo de adoção. Este é o 10º ano que acontece o evento, o qual tem por finalidade despertar o amor, aproximando os acolhidos dos pretendentes ao ato de adoção, além de encerrar a programação da campanha de incentivo à adoção: ‘Não resista ao amor! Adote!’. As ações integram as atividades alusivas ao mês de maio, especialmente ao Dia Nacional da Adoção (25/05), bem como a Semana Estadual de Incentivo à Adoção Tardia, que ocorre na última semana deste mês.
“Esta festa representa a celebração ao amor, a construção de novas famílias e o direito de crianças e adolescentes a terem um lar com afeto e cuidado. O evento também busca conscientizar a sociedade sobre a importância da adoção, além de homenagear famílias adotivas e os profissionais envolvidos no processo. A festa foi marcada por momentos de alegria, integração, atividades lúdicas e muita emoção, reforçando que amor não se mede por laços de sangue, mas por gestos de cuidado e acolhimento”, comentou o desembargador Fred Coutinho.
Apoiando a Festa da Adoção pela primeira vez, a presidente da Aemp e esposa do presidente do Tribunal ressaltou “a felicidade e a oportunidade de estar ajudando a Infância e Juventude com o projeto de incentivo à adoção”.
A Festa da Adoção é promovida pelo Poder Judiciário estadual, por meio da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, em parceria com o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e do Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem) – 1ª circunscrição judiciária, com o apoio da Aemp.
O presidente TJPB destacou o engajamento do juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Adhailton Lacet Correia Porto, dos demais envolvidos na preparação e realização do evento. Para Lacet, mesmo sendo a décima edição do evento, a Festa da Adoção é motivo de muita alegria. Segundo pontuou, desde a primeira, a iniciativa congrega apoiadores e parceiros, a exemplo a Aemp.
“Nosso maior objetivo não é só o momento lúdico, mas que as pessoas, sobretudo aquelas que estão no Sistema Nacional de Adoção (SNA), conheçam as crianças, se sensibilizem, tenham essa possibilidade de vê que nem só bebês estão passíveis de adoção e que se pode adotar uma criança maior, um adolescente. É este o nosso desafio”, reforçou o magistrado.
Adhailton Lacet enfatizou, ainda, a priorização na defesa dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, especialmente no que se refere ao lazer, à saúde, educação, esporte e, especialmente, à convivência familiar.
Ministério Público e Defensoria – Por sua vez, a promotora de Justiça Soraya Nóbrega, que atua na 1ª Vara da Infância e Juventude, salientou que todos os anos há sempre algo diferenciado, “como o brilho nos olhos das crianças e dos adolescentes, realçando a importância deles estarem em um ambiente de lazer e com outras crianças fora do acolhimento”.
Para a defensora pública Elza Oliveira Lima, que também atua trabalha na mesma unidade judiciária, “o que é mais importante é saber que estamos cumprindo nosso papel, conforme o artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (EC), que é o direito da criança de estar e viver em família”, frisou.
Fonte: TJPB