Vanessa da Mata marca o fim da programação do Festival de Inverno de Campina Grande
O Festival de Inverno de Campina Grande (FICG) celebrou, em 2025, uma marca histórica, a sua 50a edição. A programação trouxe nomes que marcaram a trajetória do evento, como a atriz Denise Stoklos e o bailarino Carlinhos de Jesus.
Mas o FICG despede-se, hoje, com a apresentação de uma artista que estréia no evento: Vanessa da Mata, que encontra o público hoje, às 21h, no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), no Centro da cidade. Mais cedo, a campinense Calliandra Andrade sobre no mesmo palco, às 19h. Calliandra Andrade traz, às 19h, canções de seu repertório autoral como “Dois rios”, que estreou nas plataformas de música em 2021.
Já Vanessa, às 21h, passeia por faixas de seu conhecido cancioneiro, extraídas de álbuns como Essa Boneca Tem Manual (2004) e Vem Doce (o mais recente, de 2023). Mas a grade do dia começa às 16h, também no Evaldo Cruz, com a apresentação dos números de dança de Ziraldo, o Mineiro Maluquinho, da companhia carioca Tápias.
O projeto explora a vida e a obra do artista visual responsável pela criação de personagens como o Menino Maluquinho e o Bichinho da Maçã. Em seguida, às 16h30, o Ballet Jovem da Paraíba, formado por crianças e adolescentes dos cursos de dança do Teatro Santa Roza compõe o espetáculo Marias, livremente inspirado no livro As Três Marias, de Rachel de Queiroz. Às 20h, o Festival desloca-se para o Teatro Severino Cabral, também no Centro.
A companhia cearense Inquieta promove a peça Tchau, Amor: nela quatro personagens conversam sobre suas vidas numa mesa de bar. A idealizadora do evento, Eneida Agra Maracajá, irá afastar-se de algumas das atividades mais intensas do FICG, mas permanecerá como consultora. Testemunha da história recente da cultura do estado, ela se diz grata por fazer parte dessa caminhada.
“Não é só celebrar, é resistir 50 anos pela arte, como fonte de sustentação, de convivência com a nossa cultura. Você tem que saber que a arte é o caminho da humildade”, assevera Eneida.
Texto de Esmejoano Lincol para o Jornal A União
Foto: Divulgação