Procon-JP alerta comerciantes sobre golpistas que se passam por fiscais e tentam vender “novo CDC”
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) voltou a ser alvo de criminosos que usam o nome do órgão para aplicar golpes — desta vez, contra lojistas da Capital. Dois homens foram presos em flagrante na tarde da quinta-feira (13) após se passarem por fiscais e tentarem vender uma suposta versão atualizada do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ameaçando comerciantes com autuações e multas.
Segundo o secretário do Procon-JP, Junior Pires, a prática é antiga, mas tem se repetido com novas estratégias. “Alertamos os lojistas para que fiquem atentos e denunciem imediatamente ao Procon-JP e à Polícia Civil. Não vendemos nenhum tipo de material e jamais ameaçamos estabelecimentos”, reforçou.
Prisão em flagrante
A dupla foi identificada após a denúncia de um comerciante do Centro. Eles teriam visitado a loja dizendo que o CDC estava desatualizado e que o estabelecimento precisaria adquirir o “novo” manual para evitar multas. A equipe do Procon-JP, com apoio da Guarda Municipal, localizou os suspeitos e os encaminhou à Central de Polícia.
Junior Pires destaca que os fiscais verdadeiros utilizam uniforme oficial e crachá de identificação. “Se alguém aparecer vendendo materiais ou fazendo ameaças em nome do Procon, é golpe”, alertou.
Golpes também contra consumidores
No fim de outubro, o órgão já havia identificado outra fraude: criminosos ligaram para pessoas com processos administrativos em andamento e tentaram firmar acordos financeiros em troca de supostos benefícios. O caso foi encaminhado à Polícia Civil.
Como denunciar
O Procon-JP reforça que denúncias devem ser feitas imediatamente pelos seguintes canais:
Sede: Av. Pedro I, 382 – Tambiá (8h às 17h)
Telefone: 0800 083 2015
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp do Transporte Público: (83) 98873-9976
Instagram: @procon_jp
Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br

