Notícias Recentes

TRE-PB lança Projeto Cuidar com palestra do ministro Sérgio Kukina

A Justiça Eleitoral da Paraíba realiza, nesta quarta-feira (30), às 16h, o lançamento do Projeto Cuidar – “Diversos na essência, unidos no respeito”, na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A cerimônia contará com a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Kukina, presidente da Comissão de Gestão Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão daquela instituição.

Idealizado desde o início da atual gestão do desembargador Oswaldo Trigueiro, o projeto é realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e reafirma o compromisso do TRE-PB com a diversidade, a inclusão e a cidadania no ambiente institucional. Durante o evento, ocorrerá a recepção e o acolhimento dos novos estagiários com deficiência intelectual, que atuarão em setores administrativos do Tribunal.

Para o desembargador Oswaldo Trigueiro, o Projeto Cuidar representa um marco para a Justiça Eleitoral da Paraíba. “Essa é uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a inclusão e a humanização dos ambientes institucionais. E nada melhor do que iniciar esse projeto ouvindo a experiência e o exemplo do ministro Sérgio Kukina, referência nacional nessa causa”, afirmou.

O juiz Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, membro da Corte Eleitoral e presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (CMAID), também ressaltou a relevância do projeto: “O Cuidar insere o TRE-PB nesse movimento global de inclusão de pessoas com deficiência, especialmente aquelas com síndrome de Down e deficiências intelectuais como o autismo. A proposta é oferecer oportunidade de trabalho, visibilidade e acesso ao ambiente institucional, quebrando barreiras e combatendo o preconceito”.

O convite ao ministro para proferir a palestra no lançamento do Projeto Cuidar foi formalizado pessoalmente pelo presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, em reunião realizada em junho, em Brasília. Na ocasião, o ministro demonstrou entusiasmo com o projeto e destacou a importância de compartilhar, na Paraíba, a bem-sucedida experiência do STJ na promoção da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *