Notícias Recentes

Procons da Paraíba se preparam juntos para fiscalizar promoções da Black Friday

Os Procons de várias cidades da Paraíba estão se organizando com antecedência para garantir que o consumidor não caia em falsas promoções durante a Black Friday, marcada para o fim de novembro. Representantes dos órgãos de defesa do consumidor de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Esperança, Uiraúna, Areia e do Ministério Público se reuniram nesta quarta-feira (6), na sede do Procon Estadual, para alinhar as ações.

Um dos principais acordos do encontro foi que cada cidade fará sua própria planilha com os preços dos produtos mais procurados na Black Friday. Depois, esses dados serão reunidos em uma única tabela, padronizada, para ajudar na fiscalização em todo o estado.

Segundo o secretário do Procon-JP, Junior Pires, a ideia é que todos sigam um modelo unificado, com foco nos itens mais visados durante o período de ofertas, como eletrônicos, eletrodomésticos e celulares. “Com isso, a gente garante uma fiscalização mais eficiente e justa para todos”, afirmou.

Pesquisas de preços e datas definidas

As equipes também definiram o calendário das pesquisas de preços que serão feitas antes do evento. As pesquisas online acontecerão nos dias:

  • Setembro: 2, 9, 16, 23 e 30

  • Outubro: 7, 14, 21 e 28

  • Novembro: 4, 11, 18 e 25

Já as pesquisas presenciais em lojas físicas serão realizadas em:

  • Setembro: 3, 10, 17 e 24

  • Outubro: 1, 8, 15, 22 e 29

  • Novembro: 5, 12, 19 e 26

Se algum desses dias cair em feriado, a data será ajustada.

Nota Técnica e revisão de erros passados

O Ministério Público vai elaborar uma Nota Técnica com orientações e regras para orientar comerciantes e consumidores sobre como deve funcionar a Black Friday. Para isso, todos os Procons envolvidos devem enviar dúvidas e sugestões até o dia 20 de agosto.

Outro ponto importante da reunião foi revisar os erros e problemas registrados em Black Fridays anteriores. A análise dos processos antigos vai ajudar a reforçar a fiscalização este ano, evitando que as mesmas irregularidades se repitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *