segunda-feira, fevereiro 2, 2026
Gerais

Polícia Civil e MPPB combatem fraudes em registros oficiais de identificação civil; veja vídeos

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e da Unidade de Inteligência Policial (UNINTELPOL), deflagrou, nas primeiras horas desta data, a Operação Galezia, uma ação integrada com o Ministério Público da Paraíba, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com o apoio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP).

Um servidor público que atuava nos municípios de Alcantil e Barra de São Miguel, suspeito de participar do esquema fraudulento, foi afastado das funções. A Justiça determinou uso de tornozeleira eletrônica. Segundo a polícia, o servidor atuava em postos de identificação ns duas cidades e inseria informações ideologicamente falsas em registros oficiais.

A operção cumpriu mandados de busca e apreensão em Campina Grande e Barra de São Miguel e nos respectivos postos.

A operação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso que se valia da estrutura da Administração Pública para a inserção de dados falsos em registros oficiais, culminando na emissão de documentos de identidade formalmente autênticos, porém com conteúdo ideologicamente falso, em prejuízo à fé pública.

As investigações apontaram que as fraudes eram praticadas por um servidor público com atuação nos municípios de Alcantil e Barra de São Miguel

, o qual utilizava-se da função para viabilizar a adulteração de registros oficiais, comprometendo a confiabilidade do sistema de identificação civil.

No curso da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Campina Grande/PB e Barra de São Miguel/PB, bem como nos Postos de Identificação das cidades de Alcantil/PB e Barra de São Miguel/PB. Como medidas cautelares, foi determinado o afastamento do servidor investigado do exercício da função pública, além da imposição de monitoramento eletrônico por meio de tornozeleira.

A denominação “Operação Galezia” remete ao conceito de falsificação e dissimulação de informações, em alusão direta à natureza das fraudes investigadas, simbolizando a atuação técnica e integrada dos órgãos de persecução penal na proteção da fé pública e da legalidade administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *