Mulheres do campo ganham protagonismo em projetos da Sedap-PB durante a ExpoZabelê
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), vem fortalecendo o protagonismo feminino no meio rural com projetos voltados para valorizar a atuação das mulheres no campo. Iniciativas como o “Mulher do Agro Antes da Porteira” e o “Encontro das Mulheres do Agro” têm promovido debates, visibilidade e reconhecimento às agricultoras paraibanas.
Durante a 14ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Zabelê (ExpoZabelê), a equipe da Sedap-PB visitou o Sítio Zabelê, onde vive e trabalha Janaína Félix dos Santos, ao lado do marido, José Edmildo Bezerra, e do filho de 16 anos, Matheus Félix. A família cultiva hortaliças como coentro, alface, rúcula, espinafre, tomate cereja, cebolinha e couve, além de criar bode, galinha e porco. A produção é comercializada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Janaína relata que, antes do PAA, enfrentavam dificuldades para vender os produtos. “Íamos de porta em porta procurando freguesia. Hoje, com o programa, a gente vende com mais segurança”, afirmou. Sobre a rotina diária, ela conta: “Acordo, organizo o menino para a escola, vou cuidar dos canteiros, depois volto para casa e preparo o almoço. Também ajudo na criação dos animais”. Para ela, a vida na roça é uma paixão: “É bom demais. Se disserem pra mim parar, acho que não consigo”.
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, destacou a importância das ações afirmativas: “Reconhecer o papel da mulher na produção rural é essencial. Esses projetos trazem à tona esse protagonismo e estimulam o fortalecimento do agro familiar”.
A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, explicou que o projeto “Mulher do Agro Antes da Porteira” busca mostrar o cotidiano das agricultoras no seu próprio ambiente de produção. “Queremos dar visibilidade à força dessas mulheres dentro de suas propriedades, à rotina e ao papel que elas desempenham junto às famílias e comunidades”, afirmou.
O presidente da Associação das Cabras de Leite de Zabelê, Júnior Cadena, destacou o modelo de gestão da família de Janaína como exemplo de parceria e equilíbrio financeiro. “Eles não separam despesas ou lucros. Tudo é coletivo, e isso fortalece ainda mais a agricultura familiar”, afirmou.
Debates e cultura na ExpoZabelê
Na sexta-feira (4), a Sedap-PB promoveu o “Encontro das Mulheres do Agro Zabeleense”, dentro da programação da 14ª ExpoZabelê. O tema debatido foi “Empreendedorismo Feminino: Princípios e Objetivos”, com palestras da secretária de Cultura de Zabelê, Fabiana Monteiro; da produtora rural Falbenia Monteiro; e da própria Márcia Dornelles.
A programação contou ainda com a apresentação do Grupo de Reisado de Zabelê e a participação especial da Mestra Lika Guedes, primeira mulher a liderar o grupo. O evento teve também um pocket show do “caricantor” Sócrates Gonçalves.
Márcia Dornelles ressaltou que os encontros são construídos a partir da escuta das próprias mulheres da região. “O protagonismo nasce quando a gente reconhece na outra o papel importante que ela tem. Este evento foi feito com base na realidade das mulheres do Cariri paraibano”, frisou.
A 14ª ExpoZabelê é uma realização da Prefeitura Municipal de Zabelê, com apoio do Governo do Estado, por meio da Sedap-PB, e parceria de instituições como a Apacco, Senar-PB, Faepa-PB, Cisco, Sebrae-PB e Ministério da Agricultura e Pecuária.