Gilberto Carneiro é exonerado do Ministério Público da Paraíba
O procurador-geral de Justiça da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto, demitiu Gilberto Carneiro do Ministério Público da Paraíba (MPPB) Gilberto Carneiro, após processo administrativo disciplinar, instaurado em 2021. A exoneração foi publicada na manhã desta quarta-feira, 28.
Carneiro era servidor efetivo do MPPB e foi investigado pela Operação Calvário, quando atuava como procurador-geral do Estado na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho. Ele foi denunciado por peculato e coação no curso do processo. A Operação Calvário apura esquema de corrupção envolvendo recursos públicos nas áreas da saúde e educação.
Em 2023, Gilberto Carneiro foi absolvido em um dos processos da Operação Calvário, onde foi investigado por suposta omissão em esquema de corrupção envolvendo a então servidora da PGE, Maria Laura Carneiro, que seria “servidora fantasma”, atuando como assessora especial e recebendo salários num total de R$ 112 mil entre os anos de 2016 e 2019. A Justiça entendeu que não havia provas da participação direta de Carneiro nesse caso.
Antes disso, em julho de 2020, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)cassou o registro de Carneiro pelo placar foi de 25 votos a 1.
Da redação
Foto: Reprodução