Começa em Serra da Raiz 1° Festival de Inverno na Serra com shows até 3 de agosto
Seis cidades terão apresentações com artistas paraibanos, como Seu Pereira e Sandra Belê
Um novo produto turístico vai mostrar uma região com grande potencial na Paraíba, o curimataú. O 1° Festival de Inverno das Serras (FIS) começará no município de Serra da Raiz nesta quarta-feira (30) e vai até dia 3 de agosto. Promovido pelo Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú em seis cidades, o FIS terá uma extensa programação cultural, oficinas, artesanato, literatura, debates, teatro e cinema, feira gastronômica e shows musicais até setembro. Serra da Raiz realizará feira de artesanato, oficinas culturais e show de Marden Morais. Em seguida, Dona Inês, Araruna, Cacimba de Dentro, Cuité e Barra de Santa Rosa mostrarão mais atrativos.
A microrregião do curimataú vem sendo trabalhada pelo Sebrae como um território de riquezas naturais e culturais muito importantes para o desenvolvimento. Por estar situada em uma área de altitudes, possui um clima mais ameno e belas paisagens, com cânions, cachoeiras, matas nativas e trilhas planejadas e demarcadas. Estes municípios fazem parte do desenvolvimento territorial do Sebrae/PB, que trabalha com os principais eixos eleitos pelos parceiros municipais, como agricultura familiar, associativismo e o turismo local.
“O Festival de Inverno das Serras vai movimentar a região, que está se preparando para receber turistas de várias partes. A realização do evento contribuirá para qualificar a mão de obra local por meio de cursos e oficinas para aperfeiçoar as atividades dos artesãos, microempreendedores e artistas da região. Esse é o papel do Sebrae, de apoiar a micro e pequena empresa nessa iniciativa”, falou o gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Araruna, Marcílio de Sousa.
Sobre a geração de emprego e renda, um ponto de partida para esta realização, haverá um estímulo aos pequenos negócios, pois o evento vai gerar postos de trabalho e fazer a economia circular, conforme Marcílio de Sousa. Ele ressaltou a importância de divulgar o curimataú como destino turístico na Paraíba, enfatizando a parceria entre os municípios e o Fórum de Turismo e Cultura do Curimataú.
O Festival foi pensado em conjunto para que tudo na região seja visitado de forma sustentável. “Nós temos um turismo de aventura, rural, religioso, ecológico, histórico-cultural e arqueológico que vale a pena ser melhorado sempre e esse é nosso objetivo enquanto instituição que apoia o desenvolvimento do turismo dessa região”, comentou Marcílio de Sousa.
O evento é patrocinado também pela Secretaria de Estado da Cultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Empreender Paraíba, a Fundação Espaço Cultural (Funesc), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Acesse a programação aqui:
Outras cidades e datas:
* Barra de Santa Rosa: 6 a 10 de agosto (https://www.instagram.com/ prefeituradebarra)
* Araruna: 13 a 17 de agosto (https://www.instagram.com/ prefeituradeararuna)
* Cuité: 18 a 23 de agosto (https://www.instagram.com/ prefeituradecuite)
* Dona Inês: 27 a 31 de agosto (https://www.instagram.com/ govdonainespb)
* Cacimba de Dentro: 3 a 7 de setembro (https://www.instagram.com/ govcacimbadedentro)
Foto: Google Street View