Cícero Lucena firma parceria com TRT-13 para uso compartilhado de prédio no Centro Histórico
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, firmou nesta segunda-feira (7) uma parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) para o uso compartilhado de um prédio localizado entre a Avenida Dom Pedro I e a Rua Santo Elias, no Centro Histórico da Capital. O local, onde já funciona o Centro Integrado da Justiça Social (Cijus) e o programa de microcrédito Eu Posso, também abrigará a nova Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro).
Criada em 2025, a Inovacentro tem como missão fortalecer as ações de desenvolvimento, ocupação e preservação do Centro da cidade. A nova sede será instalada após adequações no espaço, com previsão de funcionamento em até dois meses.
Integração e revitalização
Durante a assinatura do termo de uso, Cícero Lucena destacou que a parceria está alinhada às ações de revitalização do Centro. “Promover serviços, habitação e iniciativas que dinamizem essa região tão valiosa é parte do nosso compromisso com a cidade. Agradeço ao TRT-13 pela compreensão e sensibilidade em contribuir para a preservação dos nossos imóveis históricos”, afirmou o prefeito.
A presidente do TRT-13, desembargadora Herminegilda Leite Machado, destacou que a iniciativa reforça os laços institucionais entre o Tribunal e a Prefeitura. “Essa cooperação vai além do compartilhamento de espaço. É uma contribuição para a preservação da memória e um gesto de responsabilidade institucional com a cidade e a sociedade”, declarou.
Redução de custos e eficiência
O secretário Thiago Lucena, titular da Inovacentro, ressaltou que a ocupação do espaço será feita de forma rápida e estratégica. “Essa parceria nos permite estabelecer a sede da secretaria no Centro com mais agilidade e menor custo. Além disso, fortalece nossa atuação na requalificação da área central de João Pessoa”, pontuou.
Valorização do Centro Histórico
A iniciativa integra um conjunto de ações da Prefeitura para impulsionar o renascimento do Centro Histórico da Capital. Entre elas, o programa Viva o Centro, que oferece isenções fiscais para incentivar o comércio e a ocupação da área; projetos de urbanização da Avenida Duque de Caxias; transformação de prédios abandonados em moradias; criação de um polo audiovisual na antiga fábrica Matarazzo; e a revitalização do Paço Municipal, antigo prédio-sede da Prefeitura.