terça-feira, outubro 21, 2025
Gerais

Cícero Lucena anuncia instalação da primeira escola de paraciclismo do Brasil em João Pessoa

João Pessoa será pioneira no país com a instalação da primeira escola de paraciclismo do Brasil, um marco histórico para o esporte e para a inclusão. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pelo prefeito Cícero Lucena, durante sua participação no Campeonato Mundial de Paraciclismo, realizado no Rio de Janeiro.

Durante o evento, o gestor foi homenageado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pelo apoio contínuo ao ciclismo e ao paraciclismo. Segundo o CPB, o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o esporte inclusivo foi determinante para que a cidade fosse escolhida como sede da primeira unidade do país.

“Receber essa escola em João Pessoa é uma grande honra. Significa que estamos no caminho certo ao promover o esporte como ferramenta de cidadania, acessibilidade e superação. É motivo de orgulho saber que nossa cidade será referência para o Brasil”, afirmou Cícero Lucena, que também participou da entrega de medalhas no evento.

A nova escola de paraciclismo terá como missão formar novos atletas, promover reabilitação por meio do esporte e estimular a prática esportiva entre pessoas com deficiência. O modelo será replicado em outras cidades brasileiras, fortalecendo o movimento paralímpico nacional.

O reconhecimento vem no momento em que João Pessoa se consolida como referência esportiva. Em setembro, a cidade sediou a 3ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, competição nacional que soma pontos para o ranking mundial. Também é palco da Gran Fondo Brasil, uma das maiores provas de ciclismo do mundo, que terá nova etapa neste domingo (19).

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e integra o conjunto de ações que ampliam o investimento da Prefeitura em infraestrutura esportiva acessível, formação de atletas e eventos de grande porte, reforçando o compromisso de João Pessoa com uma cidade mais inclusiva e participativa.

Com informações da Secom-JP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *