sexta-feira, novembro 14, 2025
Notícias Recentes

Brasil registra primeira entrega física de grãos via derivativo em mais de 15 anos

O Balcão Agrícola do Brasil (BAB) realizou a primeira liquidação física de um contrato de derivativo de grãos em mais de 15 anos, um marco para o mercado agrícola nacional. A operação envolveu a entrega de 1.800 toneladas de milho no terminal ferroviário da Rumo, em Rondonópolis (MT), informou a instituição nesta quinta-feira.

Criado no ano passado e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o BAB iniciou negociações em setembro de 2025 e rapidamente atraiu o interesse do setor. Segundo o diretor-presidente da plataforma, Eric Cardoni, novas entregas físicas já estão programadas para novembro, somando cerca de 9.000 toneladas.

“O mercado gostou da entrega física. Há muito interesse em utilizar esse modelo de liquidação nesses primeiros contratos”, afirmou Cardoni, ex-executivo da Louis Dreyfus Company.

A plataforma foi idealizada para conectar de forma direta o mercado de derivativos ao mercado físico regional, especialmente em um ano de safra recorde em Mato Grosso e no Brasil. A possibilidade de entrega física reacende uma prática abandonada há anos nas negociações da B3, onde os contratos são liquidados apenas financeiramente.

Para o mercado, o modelo do BAB traz ganhos de eficiência: permite que produtores, tradings e compradores façam hedge e comercializem o produto físico usando o mesmo instrumento. Além disso, por operar via negociações bilaterais, o sistema elimina o chamado “risco de basis” — diferença entre preços locais e cotações internacionais, como as de Chicago.

Em meio a um cenário global instável, marcado por tarifas da China sobre a soja dos Estados Unidos e impactos nos prêmios brasileiros, o BAB argumenta que contratos padronizados, negociados em reais, têm papel estratégico na proteção contra volatilidade de preços.

A liquidação registrada agora refere-se a um contrato a termo com entrega prevista para outubro. O pagamento foi processado no início de novembro, encerrando todo o ciclo de negociação e registro.

O BAB não revela os participantes das operações. Há contratos em aberto com entrega prevista para dezembro. Desde os primeiros negócios em setembro, os volumes movimentados pela plataforma cresceram 14 vezes em outubro, segundo Cardoni.

“São bons sinais”, resumiu o executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *