terça-feira, setembro 30, 2025
Gerais

Campina Grande ganha destaque nacional em livro do Ministério do Desenvolvimento Social sobre segurança alimentar

Campina Grande foi reconhecida nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) como referência em segurança alimentar e nutricional. A experiência do município agora integra o livro “Caderno de Experiências sobre Políticas Alimentares Urbanas: Estratégia Alimenta Cidades”, lançado ontem (terça-feira, 23), em Belo Horizonte (MG).

O destaque da cidade se deve ao Programa Plantar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) em 32 escolas e creches da Rede. O programa transforma espaços ociosos em hortas pedagógicas, pomares, roçados e farmácias vivas, com produção média de 300 quilos de alimentos orgânicos por mês.

IMG-20250924-WA0044 Campina Grande ganha destaque nacional em livro do Ministério do Desenvolvimento Social sobre segurança alimentar

Cerca de 9,5 mil estudantes são beneficiados diretamente com alimentos saudáveis, utilizados na merenda e também levados para casa. Além da alimentação, o programa promove educação ambiental, com aulas práticas ao ar livre que integram sustentabilidade, saúde, agroecologia e iniciação científica.

Durante a produção do livro em 2024, equipes do MDS visitaram escolas do município para conhecer o funcionamento do Plantar. O reconhecimento nacional fortalece Campina Grande como exemplo de política pública eficaz, inovadora e transformadora.

A publicação reúne iniciativas de diversas cidades brasileiras voltadas à promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada. Campina Grande foi uma das cidades escolhidas por seu papel no fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis e na contribuição para a saída do Brasil do Mapa da Fome.

“Para nós, que trabalhamos diariamente com a produção de alimentos nas escolas e creches, este momento representa o reconhecimento de todo o nosso esforço em cultivar alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, que são utilizados na merenda escolar e também em quantidade suficiente para que os estudantes possam levar para casa. Agradecemos ao prefeito Bruno Cunha Lima e ao secretário Raymundo Asfora por acreditarem e apoiarem a agricultura urbana em nossas escolas e creches”, destacou Andrezza Maia de Lima, coordenadora de Educação Ambiental e do Programa Plantar.

O livro será distribuído em todo o Brasil como referência em segurança alimentar nas cidades.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *