Gerais

Ministério da Cultura repudia ação policial no Teatro de Contêiner em São Paulo

O Ministério da Cultura (Minc) e a Funarte repudiaram a ação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) contra artistas do Teatro de Contêiner Mungunzá e da ONG Tem Sentimento, em um prédio anexo ao teatro, no centro de São Paulo. O episódio ocorreu na tarde de terça-feira (19).

Segundo relatos, agentes da GCM retiraram os artistas à força e com uso de gás de pimenta de um imóvel vizinho ao teatro, onde eram guardados equipamentos e pertences utilizados nas atividades culturais.

Em nota oficial, o Minc e a Funarte declararam “veemente repúdio à ação policial empreendida pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo para retirar artistas do Teatro de Contêiner e membros da ONG Tem Sentimento de um prédio anexo ao terreno onde ficava o muro que cercava a Cracolândia, na Luz, região central de São Paulo”.

O Teatro de Contêiner está instalado no local desde 2016, em área pertencente à prefeitura. O grupo pleiteia que o terreno seja destinado à Secretaria Municipal de Cultura para regularização do espaço.

A prefeitura, porém, afirma que o local integra um projeto de revitalização da região, com construção de moradias e áreas de lazer. Em nota, informou que a área ocupada já está interditada e será demolida, alegando que o prédio anexo havia sido invadido. A administração municipal havia fixado até esta quinta-feira (21) o prazo final para desocupação.

O Minc e a Funarte solicitaram ao prefeito Ricardo Nunes a prorrogação do prazo de desocupação, em ofício assinado pela ministra Margareth Menezes e pela presidente da Funarte, Maria Marighella, mas ainda não receberam resposta.

Já a prefeitura argumenta que manteve diálogo com os artistas por um ano e ofereceu dois outros espaços para realocação, considerados inadequados pela companhia teatral.

O coletivo pede mais tempo para que avancem as tratativas junto à Superintendência do Patrimônio da União em busca de um novo terreno.

Fonte: Minc repudia ação policial no Teatro de Contêiner em SP | Agência Brasil

Imagem: Victor Iemini/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *