Hospital Santa Isabel recebe equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para implementação de programa contra resistência bacteriana
O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), em João Pessoa, recebeu nesta terça-feira (8) a visita de uma equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo. A visita marca o início da implementação do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) na unidade, com o objetivo de promover o uso racional de antibióticos e fortalecer a segurança do paciente.
Durante a visita técnica, os profissionais do HAOC realizaram uma apresentação do PGA, além de percorrer setores do hospital para conhecer a estrutura, equipes, perfil dos pacientes e os fluxos de atendimento.
Enfrentando a resistência bacteriana
Segundo a pesquisadora Rosa Lucchetta, gerente de pesquisa do HAOC, o contato direto com a realidade local é essencial para o sucesso do programa. “Conhecendo melhor o funcionamento do hospital, esperamos contribuir de forma mais efetiva, identificando estratégias para superar possíveis obstáculos na implementação do PGA”, afirmou.
O infectologista André Cortez, também do HAOC, destacou a gravidade do problema enfrentado pelos hospitais atualmente: “A resistência bacteriana é um dos maiores desafios no tratamento de infecções. O PGA vem para adequar o uso de antimicrobianos, proteger os pacientes e evitar infecções hospitalares causadas por bactérias multirresistentes”.
Projeto pioneiro na Paraíba
A médica infectologista Larissa Negromonte, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMSI, ressaltou a importância da iniciativa. “Essa visita é um passo importante para a implementação do PGA, que será desenvolvido ao longo dos próximos meses. É um projeto essencial tanto para o hospital quanto para a segurança e o bem-estar dos nossos pacientes”, destacou.
O Santa Isabel foi o único hospital da Paraíba selecionado para participar do projeto, que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), da Anvisa, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ao todo, 54 unidades do SUS em todo o país foram escolhidas para integrar o programa.
Capacitação e avaliação contínua
Com duração de dois anos, o projeto prevê a capacitação técnica da equipe do HMSI por meio de cursos autoinstrucionais na modalidade de Educação a Distância (EAD). Durante esse período, diversos indicadores serão monitorados mensalmente, como o consumo de antimicrobianos, adesão às intervenções, tempo de internação, mortalidade em 30 dias, custos e uso de antibióticos em procedimentos cirúrgicos.