Manchete

Partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas nos tribunais eleitorais

Prazo termina às 19h; candidatos à Presidência terão registros analisados pelo TSE, enquanto demais cargos são registrados nos tribunais regionais

Os partidos políticos têm até as 19h do dia 15 de agosto para registrar oficialmente as candidaturas para as eleições deste ano. O prazo ocorre após o encerramento das convenções partidárias, que terminou na quarta-feira (5), e marca o início da etapa de formalização das chapas perante a Justiça Eleitoral.

Os candidatos a presidente e vice-presidente da República devem ter os pedidos de registro apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já as candidaturas aos cargos de senador, deputado federal, governador, vice-governador, deputado estadual e deputado distrital são registradas nos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Dos 30 partidos registrados no TSE, 13 realizaram convenções e confirmaram candidatos à Presidência da República. As demais legendas optaram por apoiar candidaturas de outros partidos ou declararam neutralidade na disputa nacional.

A neutralidade também pode estar relacionada à estratégia das legendas de concentrar esforços nas disputas estaduais e proporcionais, buscando ampliar a representação nas assembleias legislativas, na Câmara dos Deputados e no Senado.

Candidatos confirmados nas convenções

Até o momento, os seguintes nomes foram confirmados pelas convenções partidárias para disputar a Presidência da República:

  • Augusto Cury (Avante)
  • Clariana Barão (DC)
  • Edmilson Costa (PCB)
  • Flávio Bolsonaro (PL)
  • Hertz Dias (PSTU)
  • Leonardo Avalanche (PRTB)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Renan Santos (Missão)
  • Romeu Zema (Novo)
  • Ronaldo Caiado (PSD)
  • Rui Costa Pimenta (PCO)
  • Samara Martins (UP)
  • Wilson Grassi Júnior (Democrata)

A confirmação em convenção, porém, não significa que a candidatura já esteja definitivamente registrada. Os partidos ainda precisam apresentar os pedidos à Justiça Eleitoral dentro do prazo. Depois disso, os tribunais analisam a documentação e as condições de elegibilidade previstas na legislação.

Consulta pública

Após o pedido de registro, as informações sobre os candidatos ficam disponíveis para consulta pública no sistema DivulgaCandContas, mantido pela Justiça Eleitoral.

A plataforma permite consultar dados dos candidatos que solicitaram registro, além de informações relacionadas às contas eleitorais dos candidatos e dos partidos políticos.

O sistema pode ser acessado pelo eleitor para acompanhar os registros e consultar informações sobre os candidatos antes da votação.

DivulgaCandContas – Justiça Eleitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *