Semas promove oficina sobre plataforma de gestão da zona costeira durante a Semana Oceânica na UFPB
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou nesta quinta-feira (26) uma oficina sobre o Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha (PPPZCM), integrando a programação da Semana Oceânica, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O encontro apresentou a plataforma global MonitoraEA PPPZCM, voltada para a gestão e educação ambiental nas zonas costeiras e marinhas do país.
A Semana Oceânica, que segue até o domingo (29), tem como foco promover a cultura oceânica e alertar para a importância dos oceanos na manutenção da vida no planeta. A programação inclui trilhas ecológicas, vivências na Praia do Seixas e será encerrada com a tradicional Procissão dos Pescadores.
Plataforma para gestão e educação ambiental
A plataforma MonitoraEA PPPZCM permite o cadastro, mapeamento e monitoramento de projetos e iniciativas socioambientais em zonas costeiras e marinhas. É uma ferramenta pedagógica voltada à capacitação de gestores públicos e educadores, fortalecendo o uso sustentável e a conservação desses ecossistemas estratégicos.
A oficina foi conduzida pela gerente operacional de descarbonização da Semas, Flávia Suassuna, e pela professora doutora Karina Massei, que explicaram as funcionalidades da plataforma e como ela pode ser usada para inserir novos projetos, ações e indicadores.
“Ela possibilita visibilidade e integração das práticas desenvolvidas nas zonas costeiras e marinhas de todo o país. É uma plataforma de acesso global, que reúne iniciativas dos 17 estados costeiros brasileiros. Na Paraíba, nossos 13 municípios costeiros já contam com ações cadastradas”, destacou Flávia Suassuna.
Participação e parcerias
A oficina contou com a presença de representantes de diversas instituições parceiras, como:
ONG Guajiru
ONG Impact
Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU)
Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente)
Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Sobre o projeto
O PPPZCM é uma iniciativa nacional que visa à educação ambiental e ao uso sustentável das zonas costeiras e marinhas brasileiras. É desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ibama, ICMBio, Anppea e organizações internacionais como a Cooperação Alemã (GIZ).
Atualmente em sua terceira fase, o projeto passa por uma revisão que prevê a inclusão de novas ações na plataforma. A atualização será lançada em agosto e visa aprimorar ainda mais as políticas públicas voltadas para a gestão integrada da zona costeira.
A Semana Oceânica reafirma o compromisso da Paraíba com a preservação marinha e o fortalecimento de políticas públicas ambientais em articulação com a sociedade civil, academia e gestores públicos.