Notícias urgentes

Saúde realiza ações no dia de combate ao tabagismo

O cigarro é composto por cerca de 4.720 substâncias tóxicas. Entre as principais doenças causadas pelo tabagismo, destacam-se o câncer de pulmão, enfisema pulmonar, infarto e doenças coronarianas como a angina. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado nesta segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os perigos causados pelo cigarro e reforça a rede de assistência para pessoas que desejam parar de fumar.

Em alusão à data, a SMS realizará, em todos os serviços especializados, ações de conscientização sobre os prejuízos do fumo à saúde, como palestras em salas de espera. Ainda na segunda-feira, haverá atendimento de cuidados com a saúde bucal por meio do Odontomóvel, das 8h às 12h, na Policlínica de Jaguaribe.

Durante toda a semana, na sede da SMS, haverá exposição de banners sobre tabagismo. Na terça-feira (30), das 8h às 12h o atendimento odontológico móvel estará na Policlínica das Praias e, na quarta-feira (31), das 8h às 17h, atenderá aos servidores na sede da SMS.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. A cada 100 pessoas que desenvolvem esse tipo de doença, 90 são fumantes ativos. Dos que restaram, quatro consomem a droga passivamente. Ainda de acordo com o Instituto, neste ano, devem surgir cerca de 30.000 novos casos de câncer de pulmão.

“A nicotina, presente não apenas nos cigarros tradicionais, mas também nos eletrônicos, narguiles e charutos, é considerada uma droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário, que pode induzir ao abuso e dependência”, explica o coordenador de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS, André Gonçalves.

Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Além de vários tipos de câncer, o fumo causa doenças nos sistemas respiratório e cardiovascular, doenças da boca e do aparelho digestivo, envelhecimento precoce da pele, impotência sexual e infertilidade na mulher, complicações na gravidez, osteoporose e fraturas, entre outros.

“Tabagistas têm sua saúde como um todo prejudicada pelo fumo, mas ao deixar de fumar, os benefícios são imediatos e, de 12h a 24h sem fumar os pulmões dos fumantes já funcionarão melhor. Precisamos conscientizar a população sobre os malefícios que o tabagismo traz à saúde e reforçar que para todos que desejem parar de fumar, nossa rede municipal está estruturada com serviços que prestam uma assistência integral”, explica André Gonçalves.

Serviço – Dessa forma, a Secretaria de Saúde oferta, por demanda espontânea, tratamento para todos que queiram deixar de fumar, através de acompanhamento com equipe multiprofissional e de acordo com a necessidade de cada paciente.

Na Capital a assistência está disponível nas Policlínicas de Jaguaribe, Cristo, Mandacaru e Praias (Tambaú), Unidade de Saúde da Família (USF) Cidade Verde, em Mangabeira, e na USF Alto do Céu Integrada, em Mandacaru, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD Jovem Cidadão, em Tambauzinho e no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *