Prefeitura de Cabedelo promove ação ambiental em Intermares neste sábado pela manhã
O pit stop vai distribuir, gratuitamente, cerca de 100 mudas ornamentais e de calçada, além de promover a adesivagem de veículos para os motoristas que quiseram expressar apoio à preservação ambiental. Intermares tem se destacado como um bairro símbolo do equilíbrio entre desenvolvimento e preservação. Além de suas praias conhecidas pelo Projeto Tartarugas Urbanas, a região faz divisa ao norte com a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, unidade de conservação de 114 hectares, composta por ecossistemas de restinga e manguezais. O espaço vem apresentando aumento da cobertura vegetal nas últimas décadas, tornando-se estratégico para ações de reflorestamento urbano.
A Semana da Árvore reforça a relevância de iniciativas locais diante de um cenário global. Segundo estudo publicado na revista Nature, o Brasil tem potencial para regenerar 55 milhões de hectares de florestas tropicais úmidas, liderando mundialmente nesse aspecto. Já a SOS Mata Atlântica estima que uma única árvore urbana pode absorver até 163 kg de CO₂ em 20 anos, contribuindo para reduzir ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar e atrair chuvas em regiões ameaçadas pela desertificação, como parte do Nordeste.
Aberta ao público, a ação deste sábado pretende unir educação, cidadania e sustentabilidade, envolvendo moradores, estudantes, turistas e visitantes na valorização do meio ambiente e da vida à beira-mar.