PL reage a ofensiva do PT com postagens pagas para defender Bolsonaro e ligar Lula a tarifaço
O PL de Jair Bolsonaro começou a pagar pelo impulsionamento de publicações nas redes sociais, em resposta à ofensiva petista que deu fôlego ao governo Lula nas últimas semanas.
Enquanto o PT pagou para ampliar o alcance de um vídeo que associa Jair Bolsonaro ao tarifaço de Donald Trump e começou a disputar as cores verde e amarela com a direita, o PL decidiu lançar uma campanha que culpa Lula pelas tarifas.
O movimento é pouco usual para o partido de Bolsonaro. Até o lançamento da contraofensiva, em 16 de julho, as publicações patrocinadas pelo PL em redes como Instagram e Facebook eram esporádicas. As mais recentes eram de abril e março. Antes disso, não havia posts patrocinados desde outubro de 2022, quando foi realizada a última eleição presidencial.
O patrocínio de postagens em redes sociais é conhecido como impulsionamento. Usuários pagam para que determinado conteúdo chegue a mais usuários. No caso do Facebook e do Instagram, as publicações pagas aparecem na página de anúncios da Meta, dona das duas plataformas.
Desde a última semana, o PL patrocinou oito postagens, com valores de até R$ 999 cada, cifras relativamente baixas. As campanhas ainda estão em andamento, e as postagens com mais alcance até agora foram visualizadas entre 450 mil e 600 mil vezes até aqui. O público-alvo potencial passa de 1 milhão de pessoas por publicação.
A postagem mais vista desse pacote diz que Lula é culpado pela sobretaxa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros exportados para o mercado americano.
“A culpa pela taxação imposta por Trump é totalmente do Lula”, diz a peça em sua abertura. Em seguida, são exibidos episódios em que o petista se mostrou desalinhado com os Estados Unidos.
Folha/UOL
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil