Parceria da Prefeitura de Cabedelo leva alunos da rede municipal, pessoas com deficiência e crianças usuárias de serviços sociais ao Circo Kroner
“Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Hoje tem goiabada?Tem sim senhor…” Teve tudo isso e muito mais para cerca de 700 espectadores oriundos da rede municipal de ensino de Cabedelo, pessoas com deficiência e crianças usuárias de serviços sociais que tiveram uma tarde mágica nesta quinta-feira (27), no Circo Kroner, instalado no estacionamento do Supermercado Carrefour
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação – com o apoio das Secretarias de Assistência Social e da Pessoa com Deficiência – reuniu aproximadamente 700 espectadores, dentre alunos do 6º ano e funcionários das escolas municipais Elizabeth Ferreira da Silva, Maria José de Miranda Burity, Maria Pessoa Cavalcanti, Paulino Siqueira, Plácido de Almeida, Rosa Figueiredo de Lima e Adolfo Maia. Além de pessoas com deficiências e crianças cadastradas nos serviços sociais municipais.
A ação dá continuidade ao compromisso da gestão municipal de oferecer experiências lúdicas e enriquecedoras aos estudantes, ampliando o acesso à cultura e ao entretenimento, bem como fortalecendo iniciativas inclusivas que garantem a participação de todos, valorizando a diversidade e promovendo igualdade de oportunidades.
O evento incluiu transporte, ingresso e lanche, garantindo que todos possam aproveitar o momento com conforto e segurança.
“Proporcionar momentos como este às nossas crianças é algo que nos motiva diariamente. Sabemos que muitas delas talvez não tivessem a oportunidade de viver uma experiência assim, e poder garantir esse acesso é extremamente gratificante. Agradecemos ao Circo Kroner pela parceria e por abrir suas portas para nossos alunos”, ressaltou o prefeito André Coutinho que esteve representado pela 1ª dama Nathália Coutinho.
O tradicional espetáculo europeu trouxe uma superprodução circense com estrutura climatizada e atrações de alto nível. A apresentação reúne mais de 60 artistas brasileiros com carreira internacional, incluindo números de trapezistas, mágicos, globo da morte com cinco motos, artistas de pernas de pau e trupe de báscula.
Com banda ao vivo e ambientação imersiva, o espetáculo oferece uma experiência completa para espectadores de todas as idades. A lona climatizada, exclusiva no Brasil, conta com setores que garantem boa visualização, além de banheiros estruturados, acessibilidade e segurança.
“Pra gente é muito gratificante poder proporcionar isso para as crianças, principalmente porque sabemos que muitas delas não têm essa oportunidade em seu dia a dia. Foi um dia incrível e conseguimos atender não só os alunos como também os usuários da Semas e da Pessoa com Deficiência nessa parceria com o Circo Kroner, que é maravilhoso”, afirmou a secretária de Educação, Priscila Rezende.
As crianças se divertiram muito e expressaram com olhares e palavras sua gratidão pela tarde lúdica interagindo com a cultura circense.
“Essa iniciativa foi muito boa, pois nos tira um pouco da sala de aula. E eu nunca tinha vindo num circo como esse, tão bonito e com tantas atrações”, comentou Maria Cecília, aluna do , 6° ano da Escola Maria José de Miranda Burity.
“O circo é maravilhoso. Nem lembro quanto tempo faz que estive em um. Realmente um mundo de magia e cores que nos alegra como crianças”, complementou o aluno Gabriel Delon, do 6° C da Escola Municipal Paulino Siqueira.
Inclusão – Além dos alunos da rede municipal, a sessão contou com a participação de usuários dos serviços de convivência da Secretaria de Assistência Social e de pessoas com deficiência cadastradas nos programas da Secretaria da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, reforçando o compromisso da gestão em promover ações inclusivas que garantam acesso à cultura, ao lazer e à convivência comunitária para todos.
“Sentimos um prazer imenso em estar trabalhando numa gestão onde realmente faz acontecer a política pública de pessoas com deficiência. Pois a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) fala que é de direito da pessoa com deficiência estar em todos os espaços. Temos de ser esse exemplo, pois também somos a 1 cidade da Paraíba e a 2ª do Nordeste a implantar uma Secretaria voltada exclusivamente ao cuidado e assistência às pessoas PCDs, e tudo que fazemos por eles é grandioso”, finalizou Gabrielle Soares, secretária da Pessoa com Deficiência.

