GeraisNotícias Recentes

Jornalista Rubens Nóbrega receberá na quinta-feira, da Assembleia Legislativa, a Medalha Epitácio Pessoa

O jornalista e escritor Rubens Nóbrega receberá na quinta-feira, 21/8, a medalha Epitácio Pessoa, da Assembleia Legislativa da Paraíba. Trata-se da maior honraria oferecida pela Casa. A solenidade será realizada a partir das 15h. A homenagem é uma proposição do deputado Luciano Cartaxo (PT).

“Entre surpreso e lisonjeado, e obviamente bastante honrado, recebi do próprio deputado Luciano Cartaxo a informação de que seria agraciado com a Medalha Epitácio Pessoa. Autor da proposta, Luciano comunicou-me pessoalmente a concessão da honraria ao comparecer ao lançamento do meu livro ‘Memórias do Batente’, dia 2 de junho passado, em João Pessoa. A gratidão a ele e a todos os seus pares só se compara, em tamanho e intensidade, à alegria e as emoções que certamente sentirei na tarde desta quinta-feira, 21 de agosto do ano da graça de 2025”, disse o jornalista ao Jampa News.

No jornalismo, começou em O Norte, de João Pessoa, em 1974. Na capital paraibana, trabalhou também em mais quatro diários — A União, Correio, O Momento e Jornal da Paraíba; três semanários — as revistas A Carta e A Semana e o jornal Contraponto, além de fundar e publicar apenas seis números do Jornal da Gente, um quinzenário que editou em parceria com Gonzaga Rodrigues. Exerceu praticamente todas as funções de redação, de “tradutor de telegramas” a redator, editor setorial, repórter e editor-geral.

Seu exercício mais longevo no ofício deu-se no jornal Correio da Paraíba, onde exerceu a editoria-geral em dois períodos (1981 a 1988 e 1990 a 1992), onde também foi Ombudsman (1995) e colunista, de 2003 a 2010. Rubens foi ainda comentarista de programas de rádio — programas Balanço Geral (Correio FM), Rede Verdade (Arapuan FM) e Cotidiano (CBN João Pessoa). Assinou colunas também n’O Momento, O Norte (do qual também foi editor-geral, em 1993) e no Jornal da Paraíba (no impresso e no online, de 2013 a 2017).

Presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), de 1987 a 1989, Rubens incursionou pela literatura a partir de 2013, quando publicou seu primeiro livro, Histórias da Gente, de contos e crônicas. Na sequência, Poderosa Isaura (novela), Baixa do Mel (romance) e Memórias do Batente, que traz o registro de bastidores e lembranças do que vivenciou ou enfrentou em mais de 50 anos de atuação na imprensa paraibana.

 

Da redação

Foto: Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *