Governo promove curso de capacitação contínua para trabalhadores do SUAS em João Pessoa
João Pessoa (PB) – O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), realiza de segunda-feira (17) até quarta (19) mais um curso do programa CapacitaPB+SUAS, voltado à formação contínua dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A atividade acontece no auditório da FPB, na Capital.
Fortalecendo vínculos e práticas no SUAS
A capacitação, intitulada “Fortalecendo vínculos e transformando realidades: práticas qualificadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no SUAS”, é financiada com recursos estaduais e tem como público-alvo os trabalhadores dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), incluindo equipes técnicas de níveis médio e superior que atuam nesses equipamentos.
Só em João Pessoa, cerca de 220 profissionais participam do curso, entre educadores, assistentes sociais e psicólogos, que atuam diretamente com usuários da proteção social básica.
Formação descentralizada e educação permanente
A gerente executiva da Gestão do Trabalho da Sedh, Virgínia Serrano, destacou que o CapacitaPB+SUAS é realizado anualmente e se consolidou como uma estratégia de educação permanente para a rede socioassistencial.
Segundo ela, desde 2022 o programa passou a ser desenvolvido de forma descentralizada, com edições em João Pessoa, Campina Grande e Patos, no Sertão. A proposta é ampliar o alcance da formação, aproximar os conteúdos dos territórios e facilitar o acesso dos trabalhadores, alcançando um número cada vez maior de profissionais do SUAS.
Profissionais destacam importância da atualização
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Remígio, Aline Dayane Mariano da Silva, que se deslocou até a Capital para participar da capacitação, ressaltou a busca constante por qualificação. Para ela, investir em formação é essencial para oferecer um serviço melhor à população usuária.
O orientador social Pedro Alves, da cidade de Bayeux, reforçou a importância de momentos como esse para atualização das equipes. Ele destacou que as orientações e trocas de experiências ajudam a aprimorar as práticas no atendimento aos usuários e contribuem para a qualidade do trabalho realizado nos serviços socioassistenciais.
Fotos: Mano de Carvalho
Com informações da Secom-PB

