Esportes

Ex-presidente da federação espanhola é banido do futebol por 3 anos após beijo forçado

Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi banido de todas as atividades relacionadas ao futebol por três anos pelo Comitê Disciplinar da FIFA, órgão máximo do futebol mundial, informou na segunda-feira (30).

“Este caso está relacionado aos eventos que ocorreram durante a final da Copa do Mundo Feminina da FIFA em 20 de agosto de 2023, para a qual o sr. Rubiales havia sido suspenso provisoriamente por um período inicial de 90 dias”, acrescentou a FIFA.

Rubiales provocou indignação na Espanha e na comunidade internacional pelo beijo que deu na boca da jogadora da seleção Jenni Hermoso sem consentimento, durante a cerimônia de entrega de medalhas da Copa do Mundo feminina, em 20 de agosto, pouco depois da vitória da Espanha sobre a Inglaterra, em Sydney, na Austrália.

Hermoso abriu um processo contra Luis Rubiales. A queixa apresentada era fundamental para que o processo judicial pudesse avançar. A promotoria da Audiência Nacional (ANE) já tinha iniciado uma investigação preliminar contra o dirigente por “suposto crime de assédio sexual“.

Em setembro, quando renunciou ao cargo de presidente da federação, o cartola se defendeu. “Devo olhar para frente, olhar para o futuro. Agora há algo que me preocupa firmemente. Tenho fé na verdade e farei tudo esteja em meu poder para prevalecer. Minhas filhas, minha família e o pessoas que me amam sofreram os efeitos da perseguição excessiva, assim como muitas falsidades, mas também é verdade que na rua, cada dia mais, a verdade prevalece.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *