Notícias Recentes

Do bolo no pote à confeitaria profissional, um sonho transformado com o Programa Acredita; veja experiência de confeiteira de JP

Em João Pessoa, Lauriceia Rodrigues quadruplicou a produção de bolos e salgados com apoio do Acredita no Primeiro Passo

Aos 51 anos, Lauriceia Teixeira Rodrigues chorou ao ver seu primeiro bolo de aniversário desmanchar na porta da festa. Hoje, ela ri ao lembrar do episódio enquanto prepara encomendas de até cinco mil salgados e bolos de vários andares – tudo graças ao Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e tem parceria do Banco do Nordeste.

Moradora do bairro Mandacaru, em João Pessoa, a confeiteira que um dia lutava para colocar comida na mesa hoje sustenta a família com seu negócio. “O Acredita não me deu apenas o crédito, mas me ensinou a crescer”, afirma.

A história de Lauriceia começou com um desafio: o desemprego do marido. Para complementar a renda familiar, ela enxergou no bolo no pote uma oportunidade. No entanto, o início foi marcado pela falta de conhecimento e de estrutura. “O primeiro bolo da minha neta caiu na porta do aniversário. Até hoje eu fico, Jesus, o que foi aquilo”, lembra.

Foi o Programa Acredita, por meio do empréstimo do Banco do Nordeste, que ofereceu a virada. Lauriceia não apenas teve acesso a recursos financeiros, mas também recebeu capacitação profissional. “A gente não conhecia tanta coisa no início, não conhecia o ponto de recheio, não sabia estruturar. Hoje eu sei bem como mandar o bolo para a casa do meu cliente. Tenho a segurança de fazer um bolo de quantos andares pedirem. Eu sei o que fazer, graças às capacitações do Acredita, por meio do Banco do Nordeste”, afirma Lauriceia.

Com o apoio do programa, a confeiteira investiu em equipamentos modernos, como cilindro e máquina de hambúrguer, que impulsionaram a produção. “O Acredita trouxe conforto para o meu trabalho, porque tudo que tenho de maquinário traz conforto. Fazer as encomendas na mão é muito mais difícil de entregar”, explica Lauriceia.

A aquisição das máquinas trouxe agilidade e capacidade de escala, permitindo que Lauriceia aumentasse sua produção. “Com a máquina, eu pego aqui a massa, o recheio e coloco. Aqui, por exemplo, se você quiser 5 mil coxinhas, eu te entrego. Se você quiser 5 mil bolinhos, eu só faço retirar, lavar, trazer para cá e colocar o recheio da coxinha de bolinhos”, detalha.

Essa nova fase consolidou Lauriceia como uma confeiteira realizada. “Através do bolo no pote, surgiram os primeiros bolos de aniversário, de casamento e a possibilidade de hoje me reconhecer, com o apoio do Banco do Nordeste, através do Acredita, como uma confeiteira já realizada”, comemora.

Lauriceia Rodrigues hoje serve de inspiração e deixa uma mensagem de encorajamento para quem busca empreender. “Não desista se não tiver apoio. Vai sozinha. Não desista se alguém não te apoiar, porque alguém não emprestou dinheiro quando você queria que emprestasse. O Acredita empresta e você vai para frente. O Acredita no Primeiro Passo acredita em você e você precisa acreditar também”.

Acredita no Primeiro Passo

Lançado no ano passado e coordenado pelo MDS, o programa busca superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *