Notícias Recentes

CAIXA Cultural completa 45 anos como referência no fomento à arte e cultura no Brasil

No próximo dia 12 de agosto, a CAIXA Cultural completa 45 anos de história como uma das principais instituições de fomento à arte e à cultura no Brasil. Com unidades em sete capitais — Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza —, a instituição planeja expandir sua atuação para Belém e São Luís, reforçando sua presença em todo o território nacional.

Criada em 1980, em Brasília, a CAIXA Cultural surgiu como espaço voltado à preservação do acervo histórico e artístico do banco e ao apoio a artistas brasileiros. Ao longo das décadas, o projeto evoluiu, incorporando novos espaços, promovendo seleções públicas e apoiando projetos de diversas linguagens artísticas.

Segundo Celmar Batista da Silva, gerente nacional de Promoção e Cultura da CAIXA, a trajetória da instituição tem sido marcada pelo compromisso com a pluralidade cultural do país. “A história da CAIXA Cultural com os brasileiros tem sido construída com solidez, apoiando todas as culturas brasileiras e convidando os visitantes a vivenciar a arte”, afirmou.

Expansão e legado

Entre os marcos da expansão estão a incorporação de prédios históricos, como o Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro, e a antiga Alfândega do Porto, em Fortaleza. A unidade de Salvador, por sua vez, ocupa um imóvel do século XVII que já foi Casa de Orações dos Jesuítas.

A atuação da CAIXA Cultural vai além das exposições. Por meio do programa CAIXA Gente Arteira, a instituição promove ações de arte-educação, mediação cultural e educação patrimonial em todo o país. Em 2023, a CAIXA retomou as seleções públicas para ocupação de seus espaços culturais. A operação da rede movimenta mais de 10 mil empregos diretos e indiretos por ano, segundo estimativas.

Desde a reabertura das atividades presenciais, pós-pandemia, quase 2 milhões de pessoas já passaram pelos espaços da CAIXA Cultural. Atualmente, a instituição mantém cerca de 50 espaços ativos, entre teatros, cinemas, galerias e salas educativas.

Investimento em novas agendas culturais

O processo Seleção CAIXA Cultural – Programação 2026/2027 está em andamento e prevê investimento de R$ 120 milhões em projetos culturais nas áreas de artes visuais, música, teatro, dança, cinema e vivências, além de festivais nas mesmas linguagens. A nova programação será realizada entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027.

Em outubro deste ano, como parte das ações do banco voltadas para a COP30, a CAIXA inaugura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *