Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Master
Brasília (DF) – O Banco Central decretou, nesta terça-feira (18), a liquidação extrajudicial do Banco Master, menos de um dia após o Grupo Fictor sinalizar interesse em comprar a instituição financeira. Com a medida, na prática, fica inviabilizado o avanço do acordo de venda.
A decisão, assinada pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, também atinge a corretora de câmbio ligada ao Banco Master, que entra em processo de liquidação.
Prisão do controlador e operação da PF
No mesmo dia, a Polícia Federal prendeu em São Paulo o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no âmbito da Operação Compliance Zero.
A ação investiga a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Entre os crimes apurados estão:
-
Gestão fraudulenta
-
Gestão temerária
-
Organização criminosa, entre outros delitos financeiros
Negócio sob suspeita e modelo de atuação
O Banco Master voltou ao radar do mercado em setembro, quando o Banco Central negou autorização para que o BRB (Banco de Brasília) adquirisse a instituição.
Especialistas já apontavam que o modelo de negócios do Master era considerado problemático, sobretudo pelo fato de o banco emitir títulos garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) pagando taxas muito acima das praticadas no mercado, o que acendia alertas regulatórios.
Com informações de Estadão Conteúdo, Rafael Saldanha e Elijonas Maia, da CNN. Publicado por Gisele Farias, em colaboração para a CNN, em São Paulo.

