“Isso é imoral e injustificável Não podemos aceitar que o Brasil volte a ser refém dessa prática vergonhosa, que afasta a capacitação técnica, o profissionalismo e prioriza as indicações familiares. A confiança da população é destruída quando cargos públicos viram cabides de emprego e extensão de lares dos políticos”, declarou o deputado.
Ruy foi um dos primeiros parlamentares do país a enfrentar o tema de forma direta. Ainda em 2006, ele apresentou e defendeu medidas contra o nepotismo ainda durante seu mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. A iniciativa ganhou força nacional e ajudou a consolidar o debate sobre ética e transparência nas administrações públicas.
Ao longo de todos esses anos, o deputado também tem ampliado a atuação no combate à privilégios e manifestado sua posição contraria as nomeações de parentes em cargos estratégicos. Ruy é autor do Projeto de Decreto Legislativo 40/2019, que prevê a extinção do auxílio-mudança para deputados federais e senadores.
Retrocesso
Na quinta-feira (23), O STF formou maioria de votos para manter a regra que permite nomeações de parentes para cargos políticos. Apesar do placar de 6 a 1 manter o entendimento pela nomeação de parentes para cargos de natureza política, o julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira.