terça-feira, outubro 21, 2025
Manchete

PF desmonta esquema milionário de fraude em concurso de residência médica

A Polícia Federal (PF) deflagrou, neste domingo (19), a Operação R1, que desarticulou um sofisticado esquema de fraude em concursos de residência médica em todo o país. A ação contou com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a PF, o grupo criminoso planejava manipular o Exame Nacional de Acesso à Residência Médica (Enamed), realizado no mesmo dia da operação. O nome “R1” faz referência ao primeiro ano de residência médica, etapa que marca o início da prática profissional dos médicos recém-formados.

Como funcionava o esquema

As investigações apontam que os fraudadores atuavam de duas formas:

  • Enviando respostas corretas durante a prova, utilizando dispositivos eletrônicos de comunicação;

  • Usando “laranjas”, pessoas que realizavam o exame no lugar dos verdadeiros candidatos, com documentos falsificados.

Segundo a PF, cada participante que conseguisse aprovação por meio do esquema deveria pagar cerca de R$ 140 mil aos criminosos.

Prisões e apreensões

Durante a operação, agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de um candidato no Rio de Janeiro e realizaram abordagens em diversos locais de prova. Oito pessoas foram presas — cinco em flagrante (quatro homens e uma mulher) e três em um hotel em Juiz de Fora (MG), onde o grupo operava o envio de respostas por meio de pontos eletrônicos.

A Polícia Federal apreendeu equipamentos de transmissão de dados, que serão submetidos à perícia técnica. Todos os detidos foram encaminhados à Delegacia da PF em Juiz de Fora, onde prestaram depoimento e permanecem à disposição da Justiça.

Com informações da Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *