TRE-PB inicia, nesta quarta-feira, coleta de biometria em dois locais de atendimento na Capital
Com o objetivo de chegar aos 100% da biometria do eleitorado paraibano, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) disponibilizou a partir desta quarta-feira (1) dois pontos de atendimento aos eleitores de João Pessoa, chamados via mensagens de WhatsApp. A ação será feita na sede do Tribunal e na Casa da Cidadania, no Manaíra Shopping.
Desde segunda-feira, centenas de eleitores acessaram o Serviço de Atendimento Online via WhatsApp 3512 1500 para esclarecer dúvidas sobre o local de atendimento, dias de atendimento e documentação necessária. Para realizar o agendamento, acesse o link https://agendamento.tre-pb.
No dia 1º de setembro, a Seção de Sistemas e Orientação do Cadastro(Sesoc) contabilizou 144.476 eleitores sem biometria. Após a convocação por mensagem, 3 mil eleitores paraibanos atenderam o chamado da Justiça Eleitoral. Na capital, 30 mil eleitores ainda não possuem biometria cadastrada. Eles serão notificados pela Justiça Eleitoral paraibana por mensagem via WhatsApp.
Cerca de 9.800 mensagens já foram disparadas, somando segunda(29) e terça-feira (30). No próximo grupo, 6.500 eleitores receberão mensagens para comparecem aos locais informados, de 13 a 17 de outubro.
A chefe de Cartório da 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Alice Coelho, destacou a importância do cadastramento biométrico para fortalecer a confiabilidade, maior celeridade e segurança do processo eleitoral. “O reconhecimento biométrico do eleitor na urna eletrônica envolve uma das etapas do processo de segurança. Ao alcançarmos 100% da biometria, os eleitores cadastrados deixarão de passar por algumas etapas de identificação, como assinatura no caderno de votação, isso contribui para um fluxo mais rápido e eficiente na cabine de votação”, explicou.
Além das eleições, o cadastramento biométrico também tem impacto em diversos serviços na plataforma Gov.br, que passaram a exigir a validação biométrica fornecida pela Justiça Eleitoral. A Paraíba é o quarto do país com maior número de eleitores biometrizados, mas a meta do TSE, é de que todos os TRE’s no país alcancem os 100% da biometria do eleitorado.