quarta-feira, setembro 17, 2025
Notícias Recentes

Maioria do STF condena Bolsonaro por golpe de Estado

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, votou, nesta quinta-feira, 11, para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os outros sete réus por organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União. Assim, o STF formou maioria para condenar o ex-presidente. Só falta, agora, o voto de Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, onde o julgamento está sendo realizado. O resultado do julgamento deve ser proclamado na sexta-feira, dia 12.

Cármen Lúcia usou de ironia ao desfazer entendimento de Luiz Fux de que não havia organização criminosa. Ela afirma que Jair Bolsonaro praticou os crimes na condição de líder da organização, e que não existe a possibilidade de se “passar um recibo” sobre os atos.

“O que mais se alega para tentar desfazer o que foi acusado é que não há formalmente assinatura. Até onde a gente tem conhecimento da história, realmente, passar um recibo no cartório do que está sendo feito não é bem o que acontece nesses casos”, ironizou.

Ela reafirma que, diferente do alegado pela defesa de Bolsonaro, ele não foi “tragado” pela acusação, mas é o autor da organização que atuava de forma alinhada para alcançar o objetivo de tomada do Poder.

A votação continua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *