TRE-PB promove reunião sobre acessibilidade e inclusão nas eleições
Encontro com representantes de pessoas com deficiência visa ouvir demandas para o pleito de 2026
Discutir as necessidades de pessoas com deficiência é o tema de uma reunião que será realizada na próxima segunda-feira (8) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID). O encontro, que ocorrerá às 11h na Sala de Sessões do Tribunal, é aberto ao público e tem como objetivo principal, ouvir e entender as demandas das instituições e ONGs que representam essa parcela da população, visando garantir a cidadania efetiva no pleito de 2026.
A ação será presidida pelo juiz membro da Corte Eleitoral, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, que também é presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (CMAID) do Órgão. A iniciativa reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com o planejamento de atividades que promovam a acessibilidade e a inclusão.
A responsável pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID), Valnia Lima Veras Mariani Alves, explicou o propósito do encontro. “O objetivo da reunião é entender as necessidades das pessoas com deficiência, garantir a acessibilidade nos locais de votação e promover a inclusão, ratificando o compromisso do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba com a cidadania efetiva de todas as pessoas”, afirmou.
Foram convidados a participar do encontro juízes e juízas eleitorais, representantes do Ministério Público Eleitoral, e diversas autoridades e líderes da sociedade civil. A lista de convidados inclui o governador do Estado da Paraíba, João Azevedo, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, além de presidentes de instituições como a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), a Associação Paraibana de Cegos (APACE), a APAE, a Associação de Surdos, o Instituto dos Cegos da Paraíba, o Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência, e a Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/PB, entre outros.