Mutirão realiza 108 atendimentos especializados do SUS na Paraíba neste sábado (5)
A Paraíba participará neste sábado (5) do mutirão nacional “Dia E – Ebserh em Ação”, promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A mobilização ocorrerá simultaneamente em 45 hospitais universitários federais 100% SUS de todo o país e vai oferecer 10,3 mil atendimentos em diversas especialidades.
No estado, o mutirão será realizado nos hospitais universitários Lauro Wanderley (UFPB), Júlio Bandeira (UFCG, Cajazeiras) e Alcides Carneiro (UFCG, Campina Grande). Estão previstos 108 atendimentos especializados, sendo 58 cirurgias e 50 exames, voltados a pacientes que já estavam em acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Atendimento ampliado e integração nacional
A ação é parte do programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir filas e ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas nas áreas de oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
“É o maior esforço nacional do SUS em número e diversidade de procedimentos realizados simultaneamente em todo o Brasil”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele acompanhará o mutirão no Rio de Janeiro, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Na Paraíba, a agenda contará com a presença do diretor do Departamento de Gestão Interfederativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, em Campina Grande.
Participação dos profissionais da rede federal
Mais de 2 mil profissionais da rede Ebserh — entre médicos, residentes, professores, enfermeiros e técnicos — estarão envolvidos no Dia E, que inclui 1.100 cirurgias, 1.300 consultas e 7.900 exames, distribuídos em 36 municípios de todas as regiões do país.
Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a ação reforça o papel estratégico dos hospitais universitários:
“Estamos fortalecendo o acesso à saúde especializada e, ao mesmo tempo, promovendo aprendizado prático para os alunos da graduação e residentes. É uma oportunidade concreta de compromisso com o SUS.”
Próximos mutirões
Outras duas edições do mutirão estão previstas para setembro e dezembro. Para participar, o paciente deve estar vinculado aos hospitais universitários e atender critérios da central de regulação municipal ou estadual.