Notícias Recentes

20 anos sem Bob Moog: programa Espaço Cultural destaca música eletrônica

O programa Espaço Cultural desta quinta-feira, dia 21, na Rádio Tabajara FM (105,5) será em torno da música eletrônica da Paraíba. É um tributo a Robert Moog (criador do sintetizador Moog), que faleceu no dia 21 de agosto de 2005. Editado e apresentado pelo radialista e jornalista Jãmarrí Nogueira, o programa Espaço Cultural vai ao ar das 22h à meia-noite.

Esse tributo terá músicas de Walter Yanko, Berra Boi, Electro Bromance, Helayne Cristini, Didier Guigue, Valério Fiel da Costa, Totonho e Woman Groove Band, além de Guirraiz, Big Jesi, Rieg, Orijah, Cassicobra e Chico Correa Eletronic Band. Também Furmiga Dub, Luana Flores, Cátia de França, Jéssica Caitano, Filosofino, Bixarte e Sacal.

O programa também reunirá singles da cena paraibana que foram lançados recentemente. Tem single de Mariana Mesquita, Matheus Andrade, Jarbas Mariz, Val Donato e Lukete. Também novas canções de Mofo Rec e música do disco ‘Para alma serenar’, de Pedro Paz e Mayra Montenegro, que devem ser lançadas este ano.

O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, disponível no canal da Funesc no YouTube.

Moog – Nascido no Queens, em Nova York, em 1934, Robert Albert Moog revolucionou o mundo da música com seu invento, 30 anos depois. A curiosidade e o fascínio por eletrônicos, quando criança, o levou a criar instrumentos. O primeiro, aos 14, foi um teremin, aquele que faz sons ‘psicodélicos’ conforme o movimento e a aproximação das mãos.

Moog estudou piano enquanto crescia na cidade de Nova York. Formou-se em física pelo Queens College e em engenharia elétrica pela Universidade Columbia, além de concluir seu doutorado em engenharia física pela Universidade Cornell em 1965. Em 1964, o inventor Robert Moog apresentou o primeiro sintetizador modular totalmente controlado por voltagem, um instrumento capaz de produzir uma ampla variedade de sons eletrônicos.

O sintetizador Moog ajudou a revolucionar a música, dando aos artistas e compositores a capacidade de criar uma paleta de sons totalmente nova. Era um teclado portátil que podia ser usado e levado com facilidade. Já havia sintetizadores no mercado, mas eram verdadeiras parafernálias, enormes de tamanho e de difícil uso.

Sua invenção influenciou nomes como Rick Wakeman, Beach Boys, Supertramp e Yes. Ainda Kraftwerk e Pink Floyd. O som dos Beatles e dos Doors teria sido outro sem sua contribuição. E certamente não teria o R&B e o hip-hop teria sido erguido sobre outras bases. No Brasil, A Cor do Som e Mutantes beberam na fonte de Bob Moog.

A trilha sonora da longa-metragem ‘Laranja Mecânica’, dirigida por Stanley Kubrick, teve algumas reinterpretações de músicas de Beethoven (depois que Walter Carlos conheceu o sintetizador Moog). O responsável pela trilha grave, inclusive, um disco inteiro usando o instrumento. ‘Switched-On Bach’ traz interpretações de peças de Bach com o som do moog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *