CidadeÚltimas notícias

Secretaria de Meio Ambiente vai promover ação local no Dia Mundial da Limpeza

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa está coordenando as atividades do Dia Mundial da Limpeza, que será realizado no próximo sábado (16), nos 24 quilômetros do litoral da Capital. As atividades começam às 8h e estão distribuídas em três pontos de apoio nas praias do Bessa, Cabo Branco e Penha/Seixas. Os voluntários interessados em participar da ação podem se inscrever no link https://l1nk.dev/EeEGk. Até o momento, 250 pessoas já se inscreveram para participar das atividades.

O Dia Mundial da Limpeza é uma rede que reúne pessoas e organizações de 191 países com o objetivo de limpar os espaços das cidades onde vivemos. Essa é a sexta edição do evento que é liderado pela organização não-governamental Limpa Brasil, que atua como parceira do movimento global Let’s do It, colaborando localmente para o crescimento de ações de limpeza, por um mundo sem lixo, mobilizando pessoas e organizações em defesa do descarte adequado de resíduos.

Em João Pessoa as ações locais são coordenadas pela Semam, em parceria com Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

No sábado, dia 16, as ações de limpeza e educação ambiental serão realizadas nos 24 quilômetros do litoral de João Pessoa, com pontos de apoio nas praias do Bessa, Cabo Branco e Penha/Seixas. Em todos os pontos serão realizadas atividades de limpeza das praias, ações culturais, brincadeiras e oficinas de educação ambiental. O evento tem apoio de diversas organizações não governamentais e empresas privadas, que estarão com suas equipes participando das ações.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o Dia Mundial da Limpeza é um momento de conscientização. “As pessoas normalmente não se sentem responsáveis pelo lixo que produzem. Costumamos achar que o problema é sempre do outro, do poder público. E esse comportamento só pode mudar com educação ambiental, essa é a principal ferramenta para mudança de mentalidades. E o Dia Mundial da Limpeza tem esse objetivo, de educar, sensibilizar as pessoas de uma maneira lúdica, com brincadeiras, material pedagógico que diverte e informa. É um grande dia, sem dúvida, perfeito para integrar as pessoas e promover ações educativas”, concluiu.

João Pessoa está inserida no evento a partir das ações da Coordenadoria de Projetos da Semam, que inscreveu a cidade no evento. No ano passado o Dia Mundial da Limpeza reuniu mais de 500 participantes em João Pessoa, que contribuíram para a coleta de 750 quilos de resíduos. Para o coordenador de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Alex Rodrigues, o evento é o momento em que o poder público promove o encontro de diversos segmentos. “Reunimos organizações do terceiro setor, como as ONGs, empresas privadas e as secretarias dos poderes públicos, num grande evento de mobilização para o cuidado com a nossa casa, que é a cidade onde vivemos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *