Gerais

Reunião no TRE-PB alinha ações para o evento PoliTEENzando

Nesta segunda-feira (21), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, recebeu, no gabinete da Presidência, representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e lideranças estudantis para dar prosseguimento aos preparativos do evento PoliTEENzando – Jovem que vota, muda a rota, previsto para ser lançado em agosto, na capital paraibana.

Participaram da reunião a chefe de gabinete da SEE-PB, Lígia Fernandes, o gerente operacional para Promoção, Articulação e Mobilização Estudantil da pasta, Romário Farias, além de estudantes da rede estadual que integram o projeto Líderes de Turma e Grêmios Estudantis, vinculado ao programa Geração Protagonista. O encontro foi marcado por um clima de entusiasmo e engajamento, com os alunos aproveitando a oportunidade para produzir conteúdos voltados às redes sociais, incentivando colegas a participarem da iniciativa.

A chefe de gabinete Lígia Fernandes parabenizou o TRE-PB pela proposta e destacou a importância da parceria com a Secretaria de Educação: “Quero parabenizar o Tribunal pela iniciativa de trazer os jovens para perto, para ter essa consciência do voto. A participação da rede como um todo começa desde cedo, com os 16 anos, quando ainda não é obrigatório votar. Vamos estar juntos no dia 12 e também interiorizando esse movimento. E, claro, vamos trabalhar para tirar os títulos dentro da nossa rede estadual.”

A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), Vanessa do Egypto, reforçou o papel formativo do evento: “Há uma expectativa grande porque é uma ação de cidadania voltada para os jovens, eleitores cujo voto é facultativo e que precisamos incentivar. O PoliTEENzando é um evento feito para o jovem, pelo jovem, para estimular essa vontade de participação na política. A política está presente em tudo, e essa geração tão conectada não pode ficar alheia a esse processo”.

Romário Farias também destacou o papel das escolas na formação cidadã: “A consciência do voto começa lá na escola. A gente entende que ela é o primeiro espaço de imersão da vida pública. Com ações como eleição de líderes de turma, os alunos já vivenciam a democracia. Isso os prepara para o momento em que terão que votar de verdade, com consciência e responsabilidade.”

As lideranças estudantis presentes também comentaram suas impressões sobre a iniciativa. Adrielly Pereira de Oliveira, aluna do 3º ano da ECIT Papa Paulo VI, líder de turma e integrante do clube de comunicação, avaliou a proposta como “uma ideia incrível”. Para ela, é uma forma de “conhecer a importância do voto e das pessoas que estão na política, especialmente na primeira vez que muitos vão às urnas.”

Já Mariana Xavier de Sousa, do 2º ano da ECIT Raul Córdula, também líder de turma, presidente do clube de comunicação e embaixadora regional, destacou o sentimento de pertencimento: “Nos sentimos vistos e ouvidos. Esse evento é importante para conscientizar os estudantes sobre o primeiro voto e sobre como escolher seus representantes com consciência.”

Por fim, Airton Ferreira de Queiroz, aluno do 1º ano da ECIT Raul Córdula, reforçou a importância do ambiente escolar para desenvolver o espírito democrático: “A escola é onde começamos a entender como funciona a democracia. Ter esses eventos dentro dela nos prepara para escolher bem no futuro, seja para eleger um líder de turma ou um presidente.”

O PoliTEENzando tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e ampliar o debate sobre cidadania, democracia e participação política. A primeira edição ocorrerá em João Pessoa, com edições previstas também para Campina Grande e Patos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *