Últimas notícias

Prefeitura de João Pessoa intensifica ações da Operação Inverno e faz alerta para as próximas horas

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), está intensificando as ações da Operação Inverno após o alerta de chuvas intensas na Capital emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (21). O aviso de perigo potencial, na cor laranja, é válido até as 10h desta quarta-feira (22). Desde o dia 23 de fevereiro deste ano, a gestão vem realizando ações de prevenção e de monitoramento das áreas de risco.

A previsão para as próximas horas é de possibilidade de precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50mm a 100mm/dia, além da possibilidade de ventos intensos (60 a 100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que a Compdec-JP segue atenta para o monitoramento em locais e trechos históricos onde ocorrem alagamentos ou acúmulo de água. Ele disse ainda que a Defesa Civil, com suas equipes técnicas, está visitando os locais para fazer um acompanhamento diário em casos de urgência.

“A Defesa Civil está sempre atenta para assegurar o bem-estar da população de João Pessoa. Não houve registros de ocorrência grave nesta terça-feira. Mas é necessário adotar medidas de proteção, como evitar o trânsito por vias alagadas e, principalmente, abandonar imediatamente qualquer local que se considere em risco”, afirmou Kelson Chaves.

Ele destacou que o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil segue de prontidão para, em caso de necessidade, prestar a devida assistência a população e qualquer informação que possa ser útil deve ser repassada ao WhatsApp da Defesa Civil (98831-6885), que funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Dados pluviométricos – Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas (até as 16h25 desta terça-feira), o maior acumulado de chuvas foi registrado em Tambauzinho (28,6mm), seguido de Manaíra (25,4mm) e Centro (24,2mm). O menor índice foi registrado no Cristo (9,6mm).

Operação Inverno – Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa iniciou a ‘Operação Inverno’ e tem feito ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias, desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Seinfra, quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Serviço:
Em caso de emergência entrar em contato (WhatsApp) pelos seguintes números:
Defesa Civil: 98831.6885
Semob-JP: 98760.2134
Foto (Kleide Teixeira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *