Notícias urgentes

Prefeitura de João Pessoa alerta sobre a importância do esquema vacinal que previne a meningite

O Dia Mundial de Combate à Meningite é comemorado em 24 de abril. A data destaca a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da melhoria das medidas de suporte àqueles que lidam com os efeitos potencialmente devastadores dessa doença, que pode ser mortal. A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa aproveita a data para alertar que a doença pode ser prevenida por meio da vacinação, que é ofertada gratuitamente em todas as salas de vacina da rede municipal.

O Sistema Único de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), oferece na assistência preventiva as vacinas contra as formas mais graves de Meningite, que são: Meningite tipo C (a proteção está contida na vacina Meningo C); Meningite por pneumococo (a proteção está contida na vacina Pneumo 10); Meningite por Haemophilus influenzae (a proteção está contida na vacina Pentavalente) e a Meningite tuberculosa (a vacina BCG protege contra a meningite tuberculosa).

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave e pode levar ao óbito. “A prevenção por meio da vacinação é importante, porque há um risco de contrair meningite entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano. No entanto, a infecção pode acontecer em qualquer idade”, explicou Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

Esquema – O Calendário Nacional de Vacinação contempla a prevenção contra meningite para todas as fases da vida. A meningocócica C está disponível para crianças três e cinco meses, com o reforço aos 12 meses de idade. Para ampliar a cobertura, a Meningo C também está disponível temporariamente para crianças de 5 a 10 anos (até julho de 2023) e adultos (desde que sejam trabalhadores da saúde). Já a vacina meningocócica ACWY foi ampliada e será ofertada temporariamente para adolescentes de 11 e 14 anos. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

Dados – De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SinanNet) do Ministério da Saúde (MS), entre 2019 e 2023 foram 31 casos confirmados de meningites em João Pessoa e oito óbitos.

No Brasil, entre 2007 e 2020, foram notificados 393.941 casos suspeitos de meningite. Destes, foram confirmados 265.644 casos de várias etiologias, sendo a meningite viral mais frequente (121.955 casos), seguida pela etiologia bacteriana (87.993 casos). Entre 2020 e 2022, no Brasil, foram registrados 21.514 casos de meningite e 2.795 óbitos.

Esquema vacinal para Meningite:

Meningite tipo C (a proteção está contida na vacina Meningo C):
– crianças (1ª dose aos 3 meses; 2ª dose aos 5 meses; e reforço entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias); Até julho, a vacina está disponível para crianças de 5 a 10 anos;
– adolescentes entre 11 e 14 anos – 1ª dose com a ACWY.

Meningite por pneumococo (a proteção está contida na vacina Pneumo 10):
– crianças (1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; e reforço entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias).

Meningite por Haemophilus influenzae (a proteção está contida na vacina Pentavalente):
– crianças (1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; e 3ª dose aos 6 meses).

Meningite tuberculosa (a vacina BCG protege contra a meningite tuberculosa):
– crianças, ao nascer.

Locais de vacinação em João Pessoa e horários dos serviços:

De segunda a sexta-feira:
– Centro Municipal de Imunização (CMI): 8h às 16h;
– Policlínicas Municipais: 7h às 17h;
– Unidades de Saúde da Família (USF): 7h às 11h e das 12h às 16h;
– Mangabeira Shopping: 13h às 22h.

Aos sábados:
– Mangabeira Shopping: das 8h às 16h

Fotos: Lílian Pedreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *