Notícias urgentes

Prefeito de JP cria comitê que vai monitorar acidentes

O prefeito Cícero Lucena abriu oficialmente, na manhã desta segunda-feira (19), as atividades da Semana Nacional de Trânsito em João Pessoa. Até a próxima sexta-feira (23), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai intensificar as atividades educativas. Uma novidade desta edição é a criação do Comitê de Estudos de Monitoramento de Trânsito (Cemat). O evento aconteceu no auditório do órgão, no Cristo.

“Os investimentos na infraestrutura de tráfego são essenciais, mas, para termos um trânsito mais eficiente e seguro, precisamos de uma construção coletiva. Essa é mais uma oportunidade de conscientizar as pessoas, de fazer um chamamento para agirmos juntos e assim garantirmos um trânsito menos violento e mais humano para todos”, afirmou o prefeito.

A criação do Cemat é uma adição importante na prevenção de acidentes de trânsito. O órgão vai contar com representantes de diversas organizações voltadas para o trânsito, saúde e segurança. A ideia é um esforço coletivo para estudar e pensar ações estratégicas para a redução do número de ocorrências.

O superintendente da Semob-JP, Expedito Leite Filho, explicou que isso vai permitir uma antecipação do acesso às estatísticas, que até hoje eram atualizadas apenas anualmente. “Vai ser um ganho importante, pois permite que as ações sejam mais rápidas e possibilita uma resposta mais eficiente na redução dos acidentes e mortes no trânsito, o que é afinal o nosso maior objetivo”, afirmou.

Educação – A programação especial pensada para a Semana conta com atividades para diversos públicos. De acordo com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Gilmara Branquinho, haverá comandos educativos na Funad, Bica e em cruzamentos da cidade. A agenda completa pode ser vista ao final deste texto.

O evento foi prestigiado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Jean Francisco Nunes; o comandante-geral do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, coronel Jussier Pereira; o coronel Silva Santos, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros; os representantes do Dnit, Helder Domingos e Clóvis Costa; a representante da OAB, Rafaela Brandão, e os representantes da Semob Santa Rita, Misael Moura e Genilton Santos.

Programação:

Dia 20/09 – Terça-feira:

14h – Ação educativa na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad);

Dia 21/09 – Quarta-feira:

Ação educativa para crianças no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica);

Dia 22/09 – Quinta-feira:

Ação educativa para crianças no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica);

Dia 23/09 – Sexta-feira:

9h – Comando Educativo na Av. Epitácio Pessoa x Vandick Filgueiras.

Foto- Sérgio Lucena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *