Polícia Federal deflagra Operações de Combate ao Abuso Sexual Infantojuvenil pela Internet: DISCOVERY 27
Ações simultâneas incluem a quinta fase da Operação Kori, em Campina Grande, e a Operação Captura para cumprimento de prisão definitiva
A Polícia Federal realizou, entre os dias 11 e 12 de agosto, uma série de operações na Paraíba com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet, além de cumprir mandado de prisão definitiva por crimes de associação criminosa e peculato.
Em João Pessoa, foi deflagrada nesta terça-feira (12) a Operação Discovery 27, que resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão. O investigado foi preso em flagrante por armazenar material de abuso sexual infantojuvenil, crime previsto no Artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente. O nome da operação, que significa “descoberta” em inglês, faz referência à atuação constante da PF na identificação de autores de crimes dessa natureza.
No mesmo dia, em Campina Grande, ocorreu a quinta fase da Operação Kori, destinada a reprimir o armazenamento e possível compartilhamento de imagens e vídeos com conteúdo de exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação cumpriu mandado expedido pela Vara da Infância e Juventude da cidade. O investigado poderá responder pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do ECA, que juntos podem somar mais de 10 anos de prisão.
Já na quarta-feira (11), também em Campina Grande, a PF deflagrou a Operação Captura, para dar cumprimento a mandado de prisão definitiva contra uma mulher de 46 anos, condenada por associação criminosa e peculato, com pena fixada em 9 anos e 3 meses. A sentenciada, que se escondia na casa de uma irmã, foi localizada após mandado de busca e encaminhada à Penitenciária Feminina de Campina Grande, onde deverá iniciar o cumprimento da pena.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e do monitoramento por parte dos pais e responsáveis para proteger crianças e adolescentes dos riscos no ambiente virtual e físico, além de reafirmar seu compromisso no combate a crimes que afetam gravemente a sociedade.